Blog

EDIÇÃO Nº 501

Empresas conhecem a melhor maneira de usar os indicadores setoriais no QualificaSIS

qu

Representantes de empresas associadas e filiadas ao Sinplast participam hoje (26) durante todo o dia da primeira edição do QualificaSIS, capacitação sobre o uso de indicadores setoriais realizada pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) na FIERGS. O curso, que é ministrado por Albano Enrique Mayer, diretor da SIMBRASIL, e aborda a contribuição de cada indicador na gestão, sua importância e como usar o referencial comparativo. O Sistema Sinplast de Indicadores Setoriais (SIS) vem agregando cada vez mais empresas. No SIS, indicadores de desempenho operacional dão origem a um balanço bem específico. Com as médias reais e atualizadas sobre diversos itens, é possível fazer um planejamento mais correto e constante a cada mês. Os dados individuais das participantes são preservados, sendo divulgadas apenas as médias.  

Sabendo que as rotinas empresariais são intensas, o CSIG, responsável pela ação, passou a contar neste ano com uma turma de ajudantes que, de forma descontraída, vai lembrar os responsáveis pelo envio mensal dos dados da data definida para esse procedimento. Os Sistemáticos Mauro, Kleber e Zuleica, personagens online, já estão prontos para levar o SIS mais longe, reforçando que quanto mais organizações se engajarem melhores serão os resultados. 

Tampinha Legal marca presença na SIPAT da Xalingo

xa

O Tampinha Legal marcou presença na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Xalingo Brinquedos em Santa Cruz do Sul. O assessor do Sinplast Manuel Gonzales esteve na empresa para falar sobre as ações do Tampinha, como a produção e empréstimo de andadores em PVC a crianças com deficiência em várias praias gaúchas no último verão, e a receptividade foi muito positiva. Um coletor de tampas foi deixado na Xalingo. “Tradicionalmente o Sinplast / Sustenplást faz uma palestra sobre Plástico e Meio Ambiente. Este ano, contou também com o Tampinha Legal / MOVA e foi um sucesso, os funcionários estão se organizando para participar interna e externamente”, comenta Gonzales.

ABIPLAST esclarece informações equivocadas sobre o material plástico divulgadas na TV e em blog

A ABIPLAST, com a colaboração da Câmara Setorial de Utilidades Domésticas, identificou que o programa “Como Será?” da TV Globo, que foi ao ar em 11 de fevereiro, veiculou uma matéria em que desincentivava o uso de recipientes plásticos como marmitas e elaborou uma carta-réplica ao que foi divulgado pelo meio de comunicação. Por meio da GBR Comunicação, foi possível obter informações de que a emissora reconheceu e apontou o erro existente na matéria, que retirou o conteúdo do ar e veiculou um material explicativo, como pode ser visto aqui. Outro desdobramento do assunto foi o esclarecimento da nutricionista Karen Schlosser, fonte da informação equivocada, em seu blog. Embora ela não tenha assumido efetivamente o erro em seu texto, Karen indica que foi procurada para corrigir o equívoco. Com o intuito de informar e orientar o público acerca do uso adequado dos materiais plásticos e as diversas aplicabilidades de plástico na indústria de alimentos, a ABIPLAST promoverá diversas ações com a imprensa e formadores de opinião. Vale ressaltar ainda que a entidade seguirá com ações de réplica junto aos diferentes canais de comunicação sempre que forem necessárias.

Compartilhe as novidades da sua empresa através do Sinplast Informa

Em sua nova versão para 2017, o boletim eletrônico mensal do Sindicato – o Sinplast Informa – abriu um canal de divulgação das novidades das empresas associadas com a seção Espaço do Transformador. Compartilhe boas novas em gestão, processos, produtos, campanhas, entre outros temas. Podem ser enviadas informações por escrito ou mesmo vídeos institucionais para o e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros realiza cursos para os segmentos de injeção e extrusão

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros realiza cursos para os segmentos de extrusão e injeção. A formação em Operação de Máquinas Extrusoras de Filmes Tubulares acontece entre 15 e 19 de maio, das 8h às 17h. Serão abordadas teoria e prática de matéria-prima a tecnologia. São pré-requisitos Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. As aulas para Supervisor de Processos de Transformação de Plásticos por Injeção serão realizadas entre 5 de maio e 15 de setembro, às sextas-feiras, das 8h às 17h. Os alunos verão como selecionar corretamente matérias-primas, máquinas e moldes considerando as características da peça injetada e conhecerão ferramentas que auxiliam no controle do processo, qualidade do produto e na gestão de pessoas. É requisito Ensino Médio Incompleto, certificado de conclusão de curso na área de química, plásticos, materiais, e/ou experiência na área. Mais informações pelo e-mail cursos.cetepo@senaisrs.org.br ou pelo telefone (51) 3904-2700. O Instituto fica na Av. Presidente João Goulart, 682, em São Leopoldo.