Blog

EDIÇÃO Nº 526

Instituto Sustenplást é lançado oficialmente

 

Uma iniciativa que nasce para abrigar ações socioambientais e educativas em prol do setor plástico brasileiro. Nesta terça-feira, aconteceu na FIERGS o lançamento do Instituto Sustenplást. Presidido pelo industrial Alfredo Schmitt, a proposta é conscientizar comunidades, órgãos públicos, empresas e a sociedade em geral quanto à importância da economia circular, da logística reversa e da reciclagem com o descarte adequado e responsável pós-uso dos materiais plásticos. E, fundamentalmente, mostrar que o plástico é um material muito precioso para ser descartado.
“O plástico não tem pernas, não tem asas e não tem nadadeiras! O que ocorre é o descarte inadequado, em prejuízo ao meio ambiente”, destaca Schmitt. Para isso, o Instituto nasce como forma de ampliar e expandir ações já desenvolvidas pela indústria de transformação no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Suas atividades reforçarão o conceito dos “4R´s”, tão disseminado mas ainda pouco aplicado: reduzir – com uso racional; reutilizar – com a múltipla aplicabilidade; reciclar – com novos produtos úteis; e reeducar – minimizando o desperdício e melhorando o descarte. Algumas ações, que agora passam ao comando do Instituto, já vinham sendo realizadas pela indústria do plástico, por meio de Sindicatos patronais do setor e parceiros, e receberão continuidade, sendo elas, o Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), o Tampinha Legal, o MOVA – Oficina Solidária Tampinha Legal, e o Sustenplást nas Escolas.
A estrutura física do Instituto Sustenplást funcionará junto à sede do Sinplast, na FIERGS. Além de Schmitt, a diretoria é composta pelos industriais Edilson Deitos, como vice-presidente, e José Henrique Hoffmann, Luiz Felipe Willig e Gerson Haas, como Conselheiros Fiscais. Durante o evento, Schmitt lembrou a origem do Sustenplást no Sindicato, criado pelo empresário e então diretor do Sinplast Júlio Roedel. Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.

Inscrições abertas para o 2º Encontro de Rotomoldagem no RS

O Comitê do Sinplast do Segmento de Rotomoldagem realizará a segunda edição do Encontro de Rotomoldagem no RS, no dia 24 de outubro, às 8h30, no ISI – Engenharia de Polímeros (Avenida Presidente João Goulart, 682 – Morro do Espelho, São Leopoldo). Nesta edição, acontecerão palestras sobre diversos temas pertinentes para o setor. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de forma gratuita pelo e-mail franciele@sinplast.org.br.

Tampinha Legal chega a Caxias do Sul

Essa semana, o MOVA – Oficina Solidária Tampinha Legal foi realizado pela primeira vez em Caxias do Sul no Colégio e Faculdade Murialdo, marcando o início do Tampinha Legal na cidade. Além de palestras, duas oficinas gratuitas foram promovidas com o intuito de ensinar a confecção de andadores infantis de praia em canos de PVC. O evento tem apoio da Xalingo e do Simplás (Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho).

Reciclito anima Dia das Crianças no Educandário São João Batista

O robô de plástico Reciclito, do Sustenplást, participou da festa do Dia das Crianças promovida pela Dell Computadores, na última semana, no Educandário São João Batista, na capital. A entidade, parceira do Tampinha Legal, é a campeã no ranking de coleta de tampinhas plásticas no Rio Grande do Sul esse ano.

Inscrições abertas para Projeto Pescar 2018

Estão abertas as inscrições para cursos de Iniciação Profissional do Projeto Pescar. A Herc, indústria associada ao Sinplast, é uma das unidades do Projeto que recebe adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 19 anos. Clique aqui e saiba mais pela iniciativa.