Blog

EDIÇÃO Nº 541

Importante: Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral

Leiam a correspondência (clique aqui) recebida da ABIPLAST. A empresas consumidoras de embalagens, como intensamente divulgado, e necessariamente associadas ao nosso Sindicato, há a opção da adesão à ASLORE. Confira!

1º Gestão em Debate 2018 abordará cenários econômicos

Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2018 do Gestão em Debate, evento já tradicional promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG). Com o tema “Cenários Econômicos 2018”, o encontro terá como palestrante o economista e professor Doutor Cristiano Costa Machado, diretor de investimentos e finanças da Reference Negócios, que falará acerca das perspectivas sobre a economia brasileira e o setor de material plástico do Rio Grande do Sul para 2018.

O encontro acontece no dia 13 de março, às 12h, na FIERGS (salas 301 e 302), em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas para até dois representantes por empresa associada ao Sindicato e devem ser feitas de forma antecipada até o dia 12 de março pelo e-mail franciele@sinplast.org.br.

Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem será lançada na Assembleia Legislativa do RS no dia 26 de fevereiro

No dia 26 de fevereiro, às 9h30, na Assembleia Legislativa do RS, acontecerá o lançamento da região sul da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem da Câmara Federal, assim como, a instalação da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem da Assembleia Legislativa gaúcha e a apresentação do Panorama Regional de Resíduos Sólidos da ABRELPE. Na ocasião, o coordenador do Comitê de Reciclagem do Sinplast Luiz Henrique Hartmann ministrará a palestra “A reciclagem de plásticos na economia circular”. O evento é aberto ao público. Mais informações pelos telefones (51) 3022-4726 ou (51) 3210-2444.

Prazos de vencimento do ICMS e de entrega da GIA são postergados no Carnaval

O Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis – CONTEC encaminha para conhecimento informe da Receita Estadual sobre postergação de prazos de vencimento do ICMS e de entrega da GIA. Clique aqui e acesse o comunicado.

Inscrições abertas para evento de apresentação do Sistema MTR Online

A FIERGS está com inscrições abertas (clique aqui) para o evento de apresentação do Sistema MTR Online – Manifesto de Transporte de Resíduos. Será no dia 19 de fevereiro, às 13h30, no Espaço Compet. Para mais informações, acesse aqui o convite eletrônico.

Artigo: A importância das análises dos ambientes interno e externo

Confira, abaixo, artigo de Marco Juarez Reichert, consultor do Sinplast, e sócio-diretor da Orchestra Soluções Empresariais.

Antes de refletir sobre o ambiente externo que vai influir na estratégia adotada, espera-se que o conselho, preferencialmente, ou a alta direção tenham feito antes uma análise do ambiente interno, com a devida avaliação dos pontos fortes e fracos, bem como de uma pesquisa de satisfação dos funcionários – uma pesquisa de clima. Para entender o ambiente externo é preciso ser bem informado. A velocidade das mudanças é exponencial. Então, não se pode jamais descuidar das macrotendências. Como saber quais são? Lendo muito e trocando ideias com fornecedores, clientes e instituições de classe. Outras fontes informativas são universidades e institutos tecnológicos. Feiras comerciais, congressos e cursos podem ser explorados com o mesmo propósito.

Não há desculpa para justificar que não se sabia sobre aquilo que estava “escrito nas estrelas”. Estas macrotendências são conhecidas, mas precisam ser acompanhadas com lupa, a todo o momento. Se as macrotendências forem agrupadas, segundo uma lógica de afinidade, ficarão bem mais fácil de entender.

Primeiramente, as econômicas, desde as mais previsíveis às mais improváveis. Nenhum economista sabe prever a taxa de câmbio daqui a três dias. Sequer pode garantir a do fechamento do dia. Mas o esperado é que acerte, dentre de uma faixa que contemple alguma variação, qual será a taxa de câmbio do final do ano corrente. Isto é feito por inúmeras instituições bancárias e consultorias especializadas. O Banco Central divulga, semanalmente, as taxas de câmbio e outros indicadores, para o final do ano corrente, e do vindouro. Cerca de cem instituições encaminham suas previsões para o BC avaliar qual é a melhor previsão. Quem terá melhor chance de acerto? Você? Este autor? Eles? Sem dúvida, eles.

Mas a economia é extremamente sensível a quaisquer mudanças na geopolítica global a outros fatos relevantes. Ela é indicativa, mas jamais exata. Como exemplo, bastou sair no noticiário que a Petrobras terá de pagar uma multa bilionária por suas ilicitudes para o dólar subir. Só que no longo prazo há maior estabilidade e é com esta visão estendida que o estrategista precisa ver o mundo. Outras boas fontes podem ser encontradas junto ao Fundo Monetário Internacional, ao Banco Mundial e a tantas outras instituições confiáveis.