Blog

EDIÇÃO Nº 543

Sinplast divulga calendário de feiras e eventos do setor em 2018

O Comitê Sinplast de Feiras e Eventos estruturou um calendário de atividades do setor no Brasil e no mundo em 2018. A relação contempla diferentes modelos de eventos, entre exposições e congressos. Entre os destaques do ano, estão a NPE – The Plastic Show, nos Estados Unidos, a Interplast, em Joinville (Santa Catarina), e o 3º Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), em Porto Alegre, promovido pelo Sinplast e demais Sindicatos do setor no RS. Clique aqui e acesse o calendário.

Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem é lançada no RS

Nesta segunda-feira (26/02), na Assembleia Legislativa do RS, aconteceu o lançamento da região sul da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem da Câmara Federal, assim como, a instalação da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem da Assembleia Legislativa gaúcha e a apresentação do Panorama Regional de Resíduos Sólidos da ABRELPE. Na ocasião, o coordenador do Comitê de Reciclagem do Sinplast Luiz Henrique Hartmann ministrou a palestra “A reciclagem de plásticos na economia circular”. No evento, entraram em debate temas como a não adequação de muitos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos e o baixo índice de materiais recicláveis no Brasil, que hoje soma apenas 3% de todo o lixo gerado no País.

13/03: 1º Gestão em Debate 2018 cenários econômicos

Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2018 do Gestão em Debate, evento já tradicional promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG). Com o tema “Cenários Econômicos 2018”, o encontro terá como palestrante o economista e professor Doutor Cristiano Costa Machado, diretor de investimentos e finanças da Reference Negócios, que falará acerca das perspectivas sobre a economia brasileira e o setor de material plástico do Rio Grande do Sul para 2018.

O encontro acontece no dia 13 de março, às 12h, na FIERGS (salas 301 e 302), em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas para até dois representantes por empresa associada ao Sindicato e devem ser feitas de forma antecipada até o dia 12 de março pelo e-mail franciele@sinplast.org.br.

Inscrições abertas para cursos sobre exportação na FIERGS

O Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul – CIN-RS, da FIERGS, promove, a partir de março, três capacitações relacionadas à exportação. A primeira – Exportação Básico – acontece no dia 15 de março; já o segundo curso – Intermediário – será em 12 de abril; e o Avançado acontecerá em 10 de maio. As inscrições estão abertas. Clique aqui para mais informações e inscrições.

Abiplast questiona lei que instituiu Taxa de Longo Prazo (TLP)

Por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5893) apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Abiplast questionou a Lei nº 13.483/2017, que instituiu a Taxa de Longo Prazo (TLP). Para a entidade, a norma desrespeita o artigo 170, da Constituição Federal, bem como o artigo 113, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.

PICPlast divulga pesquisa apontando o perfil e expectativas do transformador de plástico no Brasil

O transformador de plástico no Brasil busca por iniciativas que o ajude a vender mais (59,4%) e acredita que inovação em produtos (49,3%) é o caminho para o crescimento. É o que mostra o estudo de mercado encomendado pelo PICPlast, Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, uma iniciativa setorial da Abiplast e da Braskem. Para 59,4% desta amostra, abrir novos mercados é a prioridade. A pesquisa revelou ainda o perfil destes empresários: homens (78,1%), com mais de 35 anos (82,3%) e com escolaridade superior à graduação (86,7%), que conduzem empresas familiares (70,1%), com 50 a 500 funcionários (61,5%), localizadas no estado de São Paulo (46,8%). Com informações do Blog do Plástico.