Blog

EDIÇÃO Nº 545

Coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem participa de reunião sobre copos descartáveis e reciclagem de isopor em SC

Nesta segunda-feira (12/3), na cidade de São Ludgero (SC), estiveram reunidos os empresários do setor de copos descartáveis e da reciclagem de isopor, juntamente com o presidente da Frente Parlamentar da Reciclagem Produtiva da Câmara Federal, o deputado gaúcho Carlos Gomes. Estiveram presentes, além de empresários dos setores citados, os presidentes do Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina e da Abrade (Associação Brasileira de Descartáveis); o superintendente da Abiplast, Paulo Teixeira; o coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann; e o prefeito do município Volnei Weber. O principal objetivo do encontro foi o de sensibilização acerca da importância dos setores em questão, já que ele é o relator de projetos de lei que visam banir do país esses produtos. Complementarmente, o encontro serviu para aproximar o setor plástico e a reciclagem com o legislador e reforçar argumentos de defesa da área.

“O setor reagiu à crise!”

O cenário econômico base é talvez o melhor dos últimos quatro anos. Essa é a análise do economista e professor Doutor Cristiano Costa Machado, diretor de investimentos e finanças da Reference Negócios, apresentada, nesta terça-feira (13/03), na primeira edição de 2018 do Gestão em Debate, evento já tradicional promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG). Com o tema “Cenários Econômicos 2018”, o encontro reuniu empresas associadas interessadas em conhecer as perspectivas sobre a economia brasileira e o setor de material plástico.

O palestrante apresentou as incertezas internas e externas que impactam na economia e fez uma análise do panorama político brasileiro, estimando um crescimento de 3,2% para 2018. Em relação à indústria do plástico, na qual 30% fabricam produtos diferenciados e 73% são micro empresas, ele acredita que o crescimento fique na faixa de 3,2 a 3,7% para esse ano. “O setor reagiu à crise”, ressaltou, listando a retomada da construção civil, o baixo preço dos alimentos, a manutenção da importância do agronegócio, a taxa Selic baixa e o câmbio estável como alguns fatores que possivelmente influenciarão nesses índices. Clique aqui e acesse o conteúdo da palestra na íntegra.

Inscrições abertas para Seminário de Negociações Coletivas 2018

O Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho – CONTRAB e do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE, realiza, no dia 20 de março, o Seminário de Negociações Coletivas. O evento acontecerá das 13h às 17h15, no Centro de Eventos FIERGS – Salão de Convenções. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no site (clique aqui). Mais informações pelos e-mails contrab@fiergs.org.br e consultas.sindicais@fiergs.org.br ou pelos telefones (51) 3347-8632 e (51) 3347-8724.

Inscrições abertas para cursos sobre exportação na FIERGS

O Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul – CIN-RS, da FIERGS, promove, a partir de março, três capacitações relacionadas à exportação. A primeira – Exportação Básico – acontece no dia 15 de março; já o segundo curso – Intermediário – será em 12 de abril; e o Avançado acontecerá em 10 de maio. As inscrições estão abertas. Clique aqui para mais informações e inscrições.

Reserve sua agenda para o 2º Seminário da Pequena e Média Indústria

Este é um evento de interesse da maioria das empresas do setor plástico do Rio Grande do Sul. No dia 22 de maio, na FIERGS, acontecerá o 2º Seminário da Pequena e Média Indústria: Repensando a indústria para se diferenciar. Reserve sua agenda! Em breve, será divulgada a programação completa. Clique aqui e acesse o convite.

Informativo de Crédito: fique atento às informações sobre o tema

No link (clique aqui), é possível acessar a edição nº 2 do Informativo de Crédito, de 9 de março de 2018, editado pela CNI, com as principais notícias da semana sobre crédito e financiamento.

Comunicado Técnico – Resolução do CONSEMA

A FIERGS publicou Comunicado Técnico com informações sobre a nova Resolução do CONSEMA que trata da atualização da listagem de empreendimentos e atividades passíveis de licenciamento ambiental no RS. Clique aqui e acesse o conteúdo.

Comunicado Técnico – BNDES altera remuneração para aquisição de máquinas e equipamentos

Divulgamos conteúdo de Comunicado Técnico da FIERGS referente a alterações nas condições de financiamento no âmbito do BNDES Finame, produto destinado à aquisição isolada de máquinas, equipamentos, componentes e sistemas industriais. Clique aqui e acesse o conteúdo.