Blog

EDIÇÃO Nº 550

Reciclagem de plásticos cresce, mas esbarra em coleta

O setor de reciclagem de plásticos no Brasil conseguiu superar a crise econômica, já alcançou a maturidade e está entre os mais sofisticados em todo o mundo. Contudo, a coleta de resíduos ainda representa um importante gargalo à atividade e ao avanço do índice de reciclagem, que está em torno de 26% do plástico total consumido no país. No ano passado, para 2,13 milhões de toneladas consumidas, entre embalagens e itens equiparáveis, foram produzidas 550,4 mil toneladas de material reciclado.

Essas são algumas das conclusões do recente mapeamento de recicladores de plásticos no país, produzido pela FIA (Fundação Instituto de Administração) para o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast. “Se a cadeia [de reciclagem] tivesse acesso mais simples aos resíduos, os resultados seriam mais ambiciosos. Acesso é o grande desafio”, diz o professor Leandro Fraga, que coordena o estudo.

O potencial de crescimento é enorme se considerado o tamanho do consumo aparente brasileiro de plásticos e o sucesso alcançado por outros materiais. Em 2016, ano base do estudo que leva em conta respostas de 110 recicladores industriais, mais da metade do setor correspondia a pequenas e médias empresas – 64% da amostra, contra 17% de grandes empresas com faturamento superior a R$ 12 milhões por ano e 19% de microempresas, com até R$ 120 mil por ano. (Fonte: Por Stella Fontes – Valor Econômico de 12.04.2018)

Participe do 2º Seminário da Pequena e Média Indústria: Repensando a indústria para se diferenciar

No dia 22 de maio, das 10h30 às 16h30, acontece na FIERGS, o 2º Seminário da Pequena e Média Indústria: Repensando a indústria para se diferenciar. O evento apresentará oportunidades de produtividade e acesso a mercado adaptadas à realidade das empresas de pequeno e médio porte, oportunizando a reflexão e troca de experiências, por meio de palestras, cases e debate, considerando a realidade empresarial gaúcha e brasileira, com mediação e facilitação de especialistas no tema.

Além das palestras, haverá um lounge com mesas de atendimento nas quais as entidades do Sistema FIERGS (CIERGS, Sesi, Senai e IEL) e os patrocinadores irão expor seus produtos e serviços para o público industrial. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

FIERGS promove workshop Nanotecnologia em Produtos Industriais

Uma das ações do calendário de 2018 da FIERGS, por meio de seu Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC, tem como foco a aplicação da biotecnologia e da nanotecnologia no desenvolvimento de produtos. Em uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, acontece, no dia 3 de maio, o workshop “Nanotecnologia em Produtos Industriais: alavancagem para geração de negócios”, cujo objetivo é apresentar às empresas locais as possibilidades de aplicação da nanotecnologia na melhoria de produto e processos, aumentar a cooperação entre empresas, centros de pesquisa e difundir a nanotecnologia nas indústrias. O evento acontecerá das 11h às 15h, no Salão de Convenções da FIERGS. Clique aqui para mais informações e inscrições.

Conheça as principais linhas de financiamento do BNDES para indústrias

A FIERGS emitiu essa semana Comunicado Técnico com as principais linhas de financiamento do BNDES para indústrias, com simulador de custo final (taxa de juros). Clique aqui para acessar o documento.

Portaria Fepam sobre arquivamento e indeferimento de licenças ambientais

Novo Comunicado Técnico da FIERGS destaca informações sobre a Portaria Fepam nº 21/2018, que trata do Arquivamento e Indeferimento de licenças ambientais. Clique aqui e saiba mais.

Comunicado Técnico: temas importantes em tramitação no Congresso Nacional

A FIERGS divulgou Comunicado Técnico com novidades nas tramitações e discussões no Congresso Nacional acerca de diversos temas, como: Regulamentação da emissão e coleta de resíduos sólidos nas praias brasileiras; Sanção pecuniária para o sindicato que realizar desconto da contribuição sindical sem autorização prévia; Proibição de dispensa coletiva; e Período concessivo de férias do trabalhador coincidente com as férias escolares do filho deficiente. Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.

SENAI Novo Hamburgo divulga agenda de cursos

O Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística – Unidade Novo Hamburgo promoverá, a partir deste mês de abril, uma série de cursos de interesse da indústria. Temas como gerenciamento de produção, logística de produção industrial e chefia e liderança estarão em pauta. Consulte mais informações e a agenda completa pelo e-mail luciana.ott@senairs.org.br. Mais informações no site www.senairs.org.br.