Blog

EDIÇÃO Nº 551

Os índices reais da nova tarifa de energia elétrica

O presidente do Sinplast Edilson Deitos encaminhou nota explicativa ao Jornal Zero Hora contrapondo o artigo de Fernando Umbria (GaúchaZH, 22/04) sobre o reajuste nas tarifas de energia elétrica. Veja abaixo o conteúdo na íntegra:

Discordo do artigo de Fernando Umbria (GaúchaZH, 22/04) sobre o aumento da energia elétrica. As novas tarifas não são devido ao custo da energia, mas sim de outros componentes, sem falar da aprovação por apenas três diretores da Aneel para o aumento da taxa de remuneração dos investimentos WACC.

Ou seja, nos elevados reajustes de 19,5% apresentados pela RGE, o componente aquisição de energia representa menos de 3,62%. Os índices que mais sofreram reajustes foram os encargos setoriais com 3,92%; a remuneração das distribuidoras com 6,04%; e os componentes financeiros, com 5,64%. A sociedade precisa acompanhar de perto essa Revisão Tarifária. No dia 26/04, em Caxias do Sul, acontecerá uma audiência pública da ANEEL e precisamos estar preparados.

Pesquisa da CEEE até 26.04. Participe!

As empresas atendidas pela CEEE devem atender a pesquisa, infelizmente só até amanhã, dia 26.04, pois é muito importante quantos aos conteúdos. É hora de “falar”! Veja abaixo a chamada da FIERGS para a pesquisa:

Prezados:

A FIERGS, atenta à qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Sul e em busca da melhoria contínua desta prestação, vem à pedido do seu representante no conselho de consumidores da CEEE, solicitar que os clientes da CEEE-D, da classe de consumo industrial, respondam a pesquisa de satisfação que segue. O prazo limite que temos para receber as respostas é até o dia 26 de abril de 2018. Para responder a pesquisa, basta clicar no link: https://goo.gl/forms/Krnx9WVbFFdEinX33.

CSIG promove visita técnica à empresa Wirkclich com foco em inovação

No dia 22 de maio, das 9h15 às 15h30, o Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) realiza visita técnica à indústria Wirklich, especializada em produtos injetados em polímeros com engenharia de alta e ultra performance, localizada em Campo Bom (RS). Na oportunidade, será apresentada as estratégias de inovação da empresa e como ela vem trabalhando a gestão com indicadores setoriais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail franciele@sinplast.org.br até o dia 11 de maio ou enquanto houver disponibilidade de vagas. Pode participar um representante por empresa associada e em dia com suas contribuições junto ao Sinplast. A Wirklich está localizada na Rua Edgar Hoffmeister, 350.

Confira a programação do workshop Nanotecnologia em Produtos Industriais

Acesse aqui o convite e confira a programação completa do workshop “Nanotecnologia em Produtos Industriais: alavancagem para geração de negócios”, que acontecerá no dia 3 de maio, em Porto Alegre. O evento tem como objetivo apresentar às empresas locais as possibilidades de aplicação da nanotecnologia na melhoria de produto e processos, aumentar a cooperação entre empresas, centros de pesquisa e difundir a nanotecnologia nas indústrias. O evento acontecerá das 11h às 15h, no Salão de Convenções da FIERGS. Clique aqui para realizar as inscrições.

Braskem produz sacos para lixo com material reciclado

A Braskem e a Embalixo, líder nacional na produção de sacos para lixos, em parceria com o Pão de Açúcar, um dos líderes varejistas e pioneiros na coleta de materiais pós-consumo, vão produzir novos sacos para lixo utilizando materiais plásticos descartados pelos clientes nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e sacarias industriais anteriormente utilizadas pela Braskem na entrega de suas resinas. A parceria faz parte da plataforma Wecycle, criada pela petroquímica, para valorização de resíduos plásticos na cadeia produtiva. Clique aqui e acesse a notícia na íntegra.