Blog

EDIÇÃO Nº 554

Inscrições para o Programa de Inovação do PICPlast encerram nesta sexta-feira (18)

As inscrições para a terceira turma do Programa de Inovação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, lançado na última semana, em Porto Alegre, encerram nesta sexta-feira (18/05). As indústrias associadas ao Sinplast interessadas em participar devem preencher o formulário e questionário deste link (clique aqui). Serão selecionadas dez indústrias do setor plástico para o treinamento teórico e prático de nove meses, que acontecerá na sede do ISI Polímeros, em São Leopoldo.

O programa tem como objetivo melhorar significativamente a competitividade das empresas participantes por meio da aplicação de conteúdo e técnicas modernas para a construção, passo a passo, de um sistema eficaz para a gestão de inovação. A iniciativa será desenvolvida em 10 módulos com 18 encontros, totalizando 144 horas de treinamento os quais são realizados em conjunto com as empresas participantes.

O treinamento em sala é elaborado de forma a facilitar muito o entendimento e aplicação das técnicas nas empresas, por isso são usados vários exercícios práticos e dinâmicas. Além disso, as empresas receberão mais quatro visitas individuais de 8 horas, que serão distribuídas ao longo do programa. As visitas de coaching têm por objetivo acompanhar e apoiar a aplicação das técnicas apresentadas no treinamento, orientar, tirar dúvidas, de forma a facilitar o sucesso para a implementação do sistema de gestão de inovação. Mais informações podem ser obtidas com Antonio Xavier: (51) 99961-6100; acpxavier@hotmail.com.

Garanta sua vaga! Inscrições para visita técnica à empresa Wirklich terminam hoje (16)

No dia 22 de maio, das 9h15 às 15h30, o Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) realiza visita técnica à indústria Wirklich, especializada em produtos injetados em polímeros com engenharia de alta e ultra performance, localizada em Campo Bom (RS). Na oportunidade, será apresentada as estratégias de inovação da empresa e como ela vem trabalhando a gestão com indicadores setoriais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail franciele@sinplast.org.br até essa quarta-feira (16-05). Restam poucas vagas! Pode participar um representante por empresa associada e em dia com suas contribuições junto ao Sinplast. A Wirklich está localizada na Rua Edgar Hoffmeister, 350.

Abiquim promove Capacitação em Petroquímica no dia 22 de maio

No dia 22 de maio, em São Paulo, acontecerá o evento Capacitação em Petroquímica. O encontro tem como objetivo discutir a dinâmica da indústria petroquímica em um contexto globalizado e da exploração de Óleo & Gás e oferecer instrumentos que auxiliem a análise e a estruturação das atividades de planejamento, apoiando a definição de estratégias de atuação. O evento é promovido pela Abiquim. Mais informações pelo e-mail cursos@abiquim.org.br ou pelo telefone (11) 2148-4713.

Saco de nãotecido aprimora cultivo de tomate de mesa

Embora de produção bem mais discreta que o fruto destinado ao processamento pela indústria, o tomate de mesa possui mercado consolidado e forma entre as ferramentas do agronegócio para aumentar, pela via da qualidade e sabor, o baixo consumo brasileiro de hortifrútis em geral. Essa perspectiva serve de pano de fundo para uma recente e bem sucedida investida da Braskem em plasticultura.

 Aliada às parceiras Fitesa e TNTEX, a empresa introduz sacos de polipropileno (PP) no cultivo protegido de tomate de mesa. “Os sacos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades do tomateiro, protegendo o fruto do ataque de insetos e tornando dispensável a aplicação de defensivos”, esclarece Ana Paiva, especialista de desenvolvimento de mercado da plataforma agro da Braskem, única produtora de PP do país. Ana reitera que o saco de nãotecido se distingue em quesitos como gramatura, proteção solar, resistência à água e às intempéries. “Também são permeáveis ao oxigênio e água, ensejando o desenvolvimento normal do tomate de mesa”.

A solução da Braskem tem lastro num estágio empreendido em lavouras por dois anos pela Universidade Federal do Ceará. “Os resultados situaram em 95% a 100% a redução de perdas por ataques de insetos na área dos tomateiros protegidos pelos sacos de nãotecido, um desempenho que comprova sua eficiência perante o cultivo convencional com agroquímicos”, constata Ana Paiva.