Blog

ENERGIPLAST 2019

“Está na hora de encontrar propostas para uma melhor relação entre o plástico e a sociedade”

Palestrante da 10ª edição do Energiplast, Gustavo Alvarez, CEO da America Tampas, é confiante em relação à capacidade do Brasil conseguir implantar uma economia circular para o plástico. No dia 25 de setembro, na FIERGS, durante o 10º Energiplast, ele apresentará a Rede de Cooperação para o Plástico, uma iniciativa pioneira no Brasil da qual faz parte e que tem buscado unir esforços da indústria para colocar em prática ações que mobilizem a sociedade em prol da cadeia produtiva do plástico.

“Está na hora de encontrar propostas para uma melhor relação entre o plástico e a sociedade, de uma maneira fácil de entender. Vejo que está muito claro hoje em dia que a sociedade está muito além de só criar culpados, ela quer soluções, e o objetivo da Rede está alinhado com isso”, avalia Alvarez, responsável pelo Eixo de Design de Embalagens da Rede de Cooperação para o Plástico.

O projeto une todas as indústrias pelas quais o plástico passa, como petroquímica, de transformação, passando por empresas de bens de consumo, rede de varejo, empresas de gestão de resíduos, cooperativas e chegando até os recicladores. Conforme adiantou Alvarez, a Rede está baseada em dois objetivos: melhorar a reciclabilidade das embalagens – que hoje representa a maior parte do plástico descartado incorretamente – e aumentar a quantidade de material que passa pela reciclagem, para que ele possa virar outro produto e completar a cadeia circular do plástico.

De acordo com o engenheiro químico, para que esses objetivos sejam atingidos, a Rede aposta em propor e incentivar pequenas ações de caráter educativo e social, que possam tomar corpo e se espalhar como ações efetivas de economia circular. “O brasileiro, de maneira geral, tem a cultura de colaborar, e por isso nós temos um grande potencial dentro do país para isso acontecer. Acredito que uma vez que as pessoas entendam o propósito elas irão se engajar, mesmo que isso envolva o plástico, que para alguns setores é visto como um vilão”, garante Alvarez. Como um exemplo de projeto de sucesso de economia criativa, o empresário cita o Projeto Tampinha Legal, do qual a sua empresa, assim como o Sinplast, é mantenedora.

Clique aqui para realizar sua inscrição

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – ENERGIPLAST 2019