Blog

Ensinando e aprendendo com consciência

A conscientização ambiental está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Uma das maneiras mais simples e fáceis de melhorar as condições de vida do planeta está simplesmente no modo de descarte dos materiais recicláveis. Em 2010, foi sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que visa justamente diminuir, por tratamento ou reutilização, o lixo residual. A PNRS quer chamar a atenção das pessoas e das empresas sobre o ciclo de vida de um produto e como seria seu melhor fim.

Para contribuir com essa política, algumas instituições já estão investindo nas novas gerações para que no futuro exista um descarte de materiais mais correto, e consequentemente melhorias ambientais. É o caso do Sinplast, através do Programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência. Por meio do projeto Sustenplást nas Escolas, o programa leva palestras educativas, revistas infantis, atividades recreativas a instituições de ensino público e privadas no Rio Grande do Sul, colaborando para a educação e conscientização de crianças e jovens para um jeito novo e divertido de pensar na redução, reutilização e reciclagem de lixos residuais e, consequentemente, na preservação do meio ambiente.

Somente em 2013, o projeto foi levado para dezenas de escolas gaúchas e atendeu mais de 600 alunos de diversas idades. Uma delas foi a Escola Municipal de Educação Infantil Vila Mapa II, situada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A professora Elizabeth Mazza notou que os ensinamentos do Sustenplást acabaram sendo levados para dentro das casas, e isso fez com que todo o bairro se conscientizasse. A educadora fez também um projeto para levar a realidade da natureza para as crianças, chamado ‘Eu e a Natureza’, e através de trabalhos de plantio de pinheirinhos – árvore que dá o nome ao bairro, mudas de plantas, reutilização de garrafas, e passeios para elas verem a poluição, até os pais aprenderam sobre a melhor maneira de descartar o lixo reciclável. “No início, nós pedíamos para as crianças levarem garrafas pet, mas elas não tinham em casa porque os pais queimavam. As pessoas não se davam conta do que estavam fazendo”, conta Elizabeth. Juntando os dois programas – Sustenplást com o projeto local – a professora diz que o formato lúdico somado à brincadeira, está ensinando e alterando muito o cenário e comportamento dos moradores da região.

Sustenplást nas Escolas – O Programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência esteve essa semana em mais uma escola da região metropolitana de Porto Alegre. Desta vez, cerca de 60 alunos (foto) da Escola Gonçalves Dias, de Canoas, aprenderam sobre reciclagem e revalorização do plástico com atividade educativa ministrada pelo contador de histórias Matheus Ayres.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da atividade.