Blog

Tecnologia assistiva com uso do plástico no MOVA

O protótipo de um dispositivo para auxiliar pessoas acamadas a utilizarem tablets, feito com canos de PVC, será exibido em Porto Alegre, nesta sexta-feira (12/05), durante o MOVA – II Oficina Solidária Tampinha Legal, no Campus Zona Sul da UniRitter (Rua Orfanotrófio, 555), realizadora do evento em parceria com o Tampinha Legal, iniciativa do CBP – Congresso Brasileiro do Plástico. A peça, que permite aproximar o aparelho da cama por meio de movimentos realizados com a cabeça da pessoa que está acamada, será apresentada por participantes do grupo de Engenharia Biomédica coordenados pela Dra. Maria Elizete Kunkel, Professora adjunta e coordenadora do Programa MAO3D da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

O plástico permite a criação de produtos de forma mais rápida e com menor custo, como ficou demonstrado no 2º CBP, promovido em outubro, em Porto Alegre. Na ocasião, foi lançado pela própria Dra Maria Elizete o primeiro protótipo da CRIA – Cadeira de Rodas Infantil Automatizada feita em PVC e controlada com joystick. O protótipo é fruto de um projeto de mestrado de Eng Biomédica entre a UNIFESP e a UFABC (Universidade Federal de São Paulo). “O plástico torna as peças cerca de 80% mais baratas em relação aos materiais convencionais, possibilitando ainda que o usuário personalize, escolhendo cores e modelos, o que no caso das crianças é ainda mais positivo”, explica.

No evento, além da apresentação do uso do PVC no desenvolvimento de soluções em tecnologia assistiva, os participantes poderão confeccionar andadores infantis de praia de baixo custo com o material para o atendimento de crianças com deficiência, por meio de uma oficina orientada.

As inscrições para a segunda edição do MOVA estão abertas e devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail franciele@sinplast.org.br. As palestras têm entrada franca. Já para participar da oficina, o ingresso é R$ 25,00 mais a doação de 20 tampas de plástico, o que contempla camiseta do evento e almoço. A verba será totalmente destinada à compra de materiais para a produção dos andadores. Mais informações pelo telefone (51) 3364-4503. Vagas limitadas. O MOVA tem o apoio institucional do Instituto Plastivida e apoio da UNIFESP, Clínica Neuro Gold e das empresas Xalingo, NeonCar e Verssa.