Blog

Falta menos de 1 semana: Inscreva-se no 2º AtualizaPlast – Especial Feira K!

3ª Geração - Sinplast-RS 40 anos
Destaque

Falta menos de 1 semana: Inscrições abertas no Atualizaplast – Especial Feira K

3a-geracao

Falta menos de 1 semana para a 2ª edição do AtualizaPlast – Seminário Sinplast-RS de Segmentos do Plástico – Especial Feira K, que acontece no dia 29.11.  

O evento será 100% online, com mediação do consultor do Sinplast-RS Manoel Lisboa. Nesta edição, serão abordadas as principais novidades apresentadas na Feira K 2022, na Alemanha. 

Divido em 4 painéis, o evento acontece no youtube do Sinplast-RS, das 9h às 16h30. 

Confira a programação: 

9h às 10h30 – Painel Injeção 
10h30 às 12h – Painel Sopro 
13h30 às 15h – Painel Extrusão 
15h às 16h30 – Painel Reciclagem 

Inscreva-se gratuitamente aqui! 


45 anos da ABIEF

Nesta terça-feira (22/11), em São Paulo, a ABIEF comemorou seus 45 anos com um Happy Hour. O evento reuniu representantes do setor plástico e contou com as palestras do cientista político Leonardo Barreto e do publicitário João Livi. O Sinplast-RS parabeniza a ABIEF pelos seus 45 anos de história.

ottb2eABF0412

Abiplast Informa: Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo

reciclagem_221122_plast

Nesta terça-feira (22/11), foi celebrado o Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo. Nesta data, parabenizamos todo o setor do plástico e seus empresários que constantemente debatem assuntos latentes do mercado focados na recuperação dos resíduos. Na ABIPLAST, representados pela CNRPLAS (Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos), o grupo vem construindo e executando, há uma década, projetos diversos que contribuem para a formalização dessa indústria, a comprovação da qualidade e performance de resinas pós-consumo recicladas,  com a construção de posicionamentos e conteúdos voltados à reciclabilidade de embalagens plásticas. Mais recentemente, temas como a descarbonização, primordiais para a era moderna, também têm entrado na pauta.

Os trabalhos realizados ao longo do tempo mostram como a indústria da reciclagem é estratégica para o setor plástico, potencializando, inclusive, um dos conceitos preconizados pela economia circular. Esperamos que essas ideias e iniciativas possam ser difundidas a mais recicladores, elevando a  contribuição representativa dessa indústria no mercado!

Acompanhe a CNRPLAS pelas redes sociais

recicladores-social2211

Mutirão de Limpeza na Praia do Leme leva educação ambiental e conscidentização para a população

kv-cleanup-rj22

Ação do Movimento Plástico Transforma e do Recicla Orla está marcada para o dia 26 de novembro às 9h

Iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem, promoverá no próximo dia 26, sábado, a partir das 9h, um mutirão de limpeza na praia do Leme (RJ) em conjunto com o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen. A ação conta com voluntários, é aberta a pessoas interessadas a participarem do movimento e ocorrerá no Quiosque Espaço A, no Leme, local já conhecido por suas ações em prol da educação e sustentabilidade.


separe-no-pare1122

Movimento Separe.Não Pare celebra dia do Reciclador

Perfil, que já soma mais de 18 mil seguidores no Instagram, mobiliza a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos . A iniciativa é da Coalizão Embalagens, formada por 12 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, entre elas a ABIPLAST.

FiquePorDentro

Lâmpada de garrafa pet: veja como fazer 

No último final de semana, milhares de estudantes do Ensino Médio realizaram a segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prova que englobou questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química), a questão que citava uma lâmpada de garrafa pet chamou atenção. 

A invenção em questão foi criada em Uberaba (MG), em 2001, pelo mecânico Alfredo Moser. Batizada com o sobrenome de seu inventor, a lâmpada consiste em uma garrafa com água e água sanitária e ilumina cômodos escuros durante o dia, sem precisar de energia elétrica. 

Cada garrafa é encaixada em um buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente.  

Veja como fazer:  

  1. Pegue uma garrafa pet transparente e encha com 2 litros de água; 
  2. Coloque duas tampinhas ou quatro colheres de sopa de água sanitária, para evitar que a água fique suja; 
  3. Pegue uma telha e faça um furo circular onde a garrafa possa ser encaixada. Vede as extremidades com massa plástica ou cola de resina, para evitar vazamentos quando chover; 
  4. A recomendação é proteger a tampa da garrafa com fita isolante, para evitar que o plástico resseque com o sol. 

O resultado da lâmpada de Moser garante uma iluminação equivalente a de uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts, dependendo da hora do dia e da posição do sol. A criação já foi levada para comunidades carentes na África e na Ásia. 

Fonte: G1.


Empresa inglesa recria Stonehenge com 16 mil garrafas plásticas

O escritório de arquitetura e design de interiores VATRAA criou uma réplica do monumento de Stonehenge, na Inglaterra, com 16 mil garrafas plásticas recicladas. A escultura de 6,5 metros se chama Monumento de Plástico e ficará em Milão, na Itália, em 2023.   

A ideia da empresa é levar a escultura para outras importantes cidades do mundo nos próximos anos para mostrar a importância do descarte correto do material. 

No lugar das pedras, foram usadas garrafas PET prensadas envolvidas em uma malha dupla de arame para formar o trílito – duas estruturas verticais que suportam uma terceira colocada horizontalmente no topo.

Stonehenge (1)

Fonte: Revista Casa e Jardim


Ambipar anuncia parceria com a Dow Brasil para expansão da economia circular do plástico

 A Ambipar anunciou uma parceria com a Dow Brasil Indústria e Comércio de Produtos Químicos para expansão da economia circular do plástico. 

As empresas trabalharão em conjunto, em um projeto piloto para ampliação da coleta de resíduos domésticos e industriais que iriam para aterros sanitários, garantindo que os mesmos sejam reciclados. 

O projeto tem capacidade de abrangência nacional e as ações estão programadas para início em 2023. 

Algumas das principais ações consistem em avaliar os resíduos plásticos, preparar instalações para recuperação desses materiais, selecionar modelos de coleta e conversão em alta escala, ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade de todos os plásticos recicláveis e contribui para designar o mercado final para a conversão desses materiais reciclados. 

Este novo momento consiste em ampliar os investimentos e ações com cooperativas de catadores, desenvolvimento de novos produtos, principalmente resinas diferenciadas, que atendam às metas de ESG de cada um desses setores.   

Fonte: Finance News


Bantam Materials cria plástico certificado e rastreável

A empresa inglesa Bantam Materials criou o “Prevented Ocean Plastic”, um plástico de alta qualidade, certificado e rastreável, reciclado a partir de resíduos plásticos coletados em áreas costeiras com risco de poluição oceânica. O processo usa construções antigas em vez de novas para contribuir para uma economia circular em que o plástico retém seu valor e não se transforma em lixo, além de mitigar as emissões de carbono associadas à produção de novos plásticos. 

Fonte: G7 News.


rodape