Blog

FEIPLASTIC 2019 – Inovação nos produtos plásticos

O plástico está presente no nosso cotidiano por meio de diferentes formas, cores e tamanhos, com aplicações dos produtos na construção civil, na indústria automobilística, em roupas, calçados, nos produtos de higiene, na medicina e cosméticos. No entanto, o grande desafio é criar soluções sustentáveis para que o impacto em relação ao meio ambiente seja minimizado.

Os países latino-americanos são um grande mercado para o produto. Por exemplo, no Chile o consumo é estimado em 51 quilos por habitante/ano e na Argentina são 44 quilos. A preocupação da indústria do plástico é com as novas tecnologias e o destino final do produto entregue ao mercado. Durante o fórum 2019 da ANIPAC – Associação Nacional das Indústrias de Plásticos (México), o presidente Aldimir Torres Arenas reforçou a importância do setor se unir e criar políticas para a solução dos resíduos. A Acoplasticos, entidade da indústria do plástico na Colômbia, recentemente produziu um documento com 50 recomendações políticas para impulsionar a indústria de transformação no país. No Brasil, entidades, a exemplo do Sinplast, reforçam a necessidade de discutir aspectos urgentes dentro da indústria em relação à sustentabilidade e à implementação da indústria 4.0.

Tendo em vista esse cenário, em 2019, a FEIPLASTIC (Feira Internacional do Plástico) contará com uma ação especialmente direcionada à disseminação do uso do plástico em aplicações alinhadas às novas necessidades da sociedade e do mercado: o projeto Inova Plastic. “O projeto Inova Plastic vai possibilitar ao visitante da feira vivenciar o tema inovação de uma forma diferenciada, interativa e embasada em iniciativas colaborativas e em conteúdo, abordando várias vertentes da inovação para fomentar a competitividade da indústria do plástico”, ressaltou a gerente de Produto da FEIPLASTIC, Patrícia Oliveira. A FEIPLASTIC acontece de 22 a 26 de abril, em São Paulo. Saiba mais em www.feiplastic.com.br. Com informações da ABIPLAST.