Blog

Internacionalização e cenário político-econômico são temas de reunião-almoço da Regional do Sinplast Vale do Sinos

Nesta quarta-feira (13 de abril), a Regional Vale do Sinos do Sinplast reuniu empresários e representantes da indústria de transformação do plástico em Novo Hamburgo para uma reunião-almoço com palestras. Na ocasião, Kurt Ziegler, do Centro Internacional de Negócios da FIERGS, apresentou o Programa de Internacionalização do Plástico. “A situação do mercado doméstico mudou. As empresas que se prepararam para a internacionalização estão se beneficiando tendo em vista a situação econômica atual”, disse ele, ao iniciar a apresentação do Programa. No encontro, Ziegler apresentou todas as etapas da iniciativa, que inclui, por exemplo, ações de diagnóstico, oficinas coletivas de inteligência e capacitações. “Trata-se de uma atuação setorial, uma ação conjunta para o desenvolvimento e a entrada das indústrias no processo de internacionalização”, comentou, convidando ainda os presentes para o lançamento da Feira K 2016, no dia 28 de abril, na FIERGS, em Porto Alegre, uma das feiras que integrará as atividades do Programa (clique aqui e confira mais informações.

Na sequência, o secretário executivo do Sinplast, Gilberto Mosmann falou sobre a situação e cenário político-econômico do País. Ele sinalizou vários pontos verdadeiros e falsos da atual conjuntura política e destacou, na sua visão, algumas possibilidades de futuro, como parlamentarismo formal e impeachment. Abordou ainda o legado das esquerdas pelo mundo e falou sobre a conjuntura econômica. “Eu digo para os jovens da minha família: se puderem sair (do País) saem. Vai levar muito tempo para a roda voltar a girar”, ressaltou. Em relação à economia, Mosmann levantou quatro referenciais que, na sua opinião, comprovam a má gestão econômica: setor público, emprego, inflação e crescimento. “O setor público é que está gerando a recessão. É preciso mudar os métodos na gestão pública, e isso passa pela vontade política de mudar leis e a própria Constituição”, afirmou. Em relação aos empregos, ele recomenda, diante do panorama atual, que 2016 seja o ano de preservar o emprego e não reivindicar ganhos. “É preciso ter em mente a necessidade de enxugar custos, ter rigidez com as finanças, manter os clientes tradicionais, investir apenas no essencial, participar de programas que contribuem com a gestão e capacitar-se sempre”, recomendou.

O encontro da Regional Vale do Sinos do Sinplast ocorreu no IBTEC e reuniu cerca de 30 indústrias do setor da região. O evento foi gravado e o conteúdo das palestras será disponibilizado em breve no canal YouTube do Sinplast.