Blog

Lâmpada de garrafa pet: veja como fazer

No último final de semana, milhares de estudantes do Ensino Médio realizaram a segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prova que englobou questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química), a questão que citava uma lâmpada de garrafa pet chamou atenção. 

A invenção em questão foi criada em Uberaba (MG), em 2001, pelo mecânico Alfredo Moser. Batizada com o sobrenome de seu inventor, a lâmpada consiste em uma garrafa com água e água sanitária e ilumina cômodos escuros durante o dia, sem precisar de energia elétrica. 

Cada garrafa é encaixada em um buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente.  

Veja como fazer:  

  1. Pegue uma garrafa pet transparente e encha com 2 litros de água; 
  2. Coloque duas tampinhas ou quatro colheres de sopa de água sanitária, para evitar que a água fique suja; 
  3. Pegue uma telha e faça um furo circular onde a garrafa possa ser encaixada. Vede as extremidades com massa plástica ou cola de resina, para evitar vazamentos quando chover; 
  4. A recomendação é proteger a tampa da garrafa com fita isolante, para evitar que o plástico resseque com o sol. 

O resultado da lâmpada de Moser garante uma iluminação equivalente a de uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts, dependendo da hora do dia e da posição do sol. A criação já foi levada para comunidades carentes na África e na Ásia. 

Fonte: G1.