Blog

População pode contribuir com legislação sobre reciclagem de plástico

O Ministério do Meio Ambiente abriu uma consulta pública para receber as contribuições para aumentar a reciclagem do material e evitar o descarte inadequado nas ruas, rios e mares. A sociedade brasileira pode contribuir com a proposta de um decreto para instituir o sistema de logística reversa de embalagens de plástico.  

Por meio da logística reversa, as embalagens de plástico retornarão para o ciclo produtivo, com geração de empregos verdes, preservação de recursos naturais e redução da poluição ambiental. Outro benefício está no estímulo à inserção produtiva e remuneração de cooperativas de catadores de materiais recicláveis na prestação de serviços de coleta, triagem e transporte de embalagens de plástico. Além disso, a reciclagem contribui para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e do consumo de água e de energia na indústria. 

As contribuições para a consulta pública sobre a proposta de Decreto podem ser feitas até o dia 4 de novembro, exclusivamente através da Plataforma Participa +Brasil, por meio deste link.   

Fonte: Gov.br