Blog

Ação conjunta entre indústria, poder público e sociedade

Sinplast-RS e Braskem abordaram o tema no

Seminário Plástico e Políticas Públicas: alternativas & soluções

A importância do plástico na sociedade, sob aspectos econômicos, ambientais e culturais, foi o foco do Seminário Plástico e Políticas Públicas: alternativas & soluções, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), juntamente com a petroquímica Braskem. O evento ocorreu nesta quinta-feira (08/07), através da plataforma Zoom, e reuniu vereadores, assessores parlamentares, representantes de secretarias municipais do meio ambiente, empresários da indústria, principalmente, dos municípios da grande Porto Alegre e Vale dos Sinos e Serra.

Foram mais de duas horas de debates sobre meios sustentáveis para uso do plástico na sociedade e a função do Poder Público para que esse objetivo possa se concretizar. Entre os painelistas, Gerson Haas, presidente do Sinplast-RS; Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem; e Vanessa Falcão, engenheira ambiental, mediados por Manoel Lisboa, consultor da PlasticXperience.

Gerson Haas iniciou a conversa contextualizando o seminário. “Nós, do setor industrial, temos a preocupação com a preservação do meio ambiente. O Poder Público deve ter essa mesma preocupação. Precisamos ter essa união para preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, mantermos o plástico, tão essencial para a vida”, disse o presidente do Sinplast-RS. Ele ressaltou a importância do material para proteção e transporte e ainda questionou o destino do insumo, após o consumo. “Banir ou reciclar? Se tirarmos o plástico, o que colocaremos no lugar?”, questionou.

Para exemplificar o potencial de reciclagem que o plástico possui, Vanessa Falcão citou as cooperativas. No Rio Grande do Sul, há diversos estabelecimentos do ramo, mas que, segundo ela, estão sem estrutura e matérias-primas para trabalhar. Além de reciclar materiais, as Cooperativas também operam na reinserção social de indivíduos que se encontram em situação de rua. Por essa razão, Manoel Lisboa disse que essas empresas possuem um grande impacto econômico e social. “A cooperativa faz uma reciclagem de materiais, mas também faz uma reciclagem de vidas”, enfatizou.

Daniel Fleischer, da Braskem, destacou ainda que são necessárias campanhas de conscientização sobre Educação Ambiental, pelo Poder Público, para a população. Ele relembrou outras iniciativas que foram desenvolvidas para os mesmos fins e que deram certo, como a campanha para que o cinto de segurança fosse utilizado. “A própria Prefeitura de Porto Alegre disse que a resposta da população acontece”, observou Fleischer.

A transmissão teve ainda uma participação surpresa do deputado federal Carlos Gomes, relator do Projeto de Lei nº 535, que dispõe sobre a criação de incentivos para fomentar a indústria da reciclagem e investimento de fundo de apoio para ações voltadas à atividade. Gomes destacou a demonização popular do plástico e a necessidade de mudar essa realidade. “Precisamos fazer uma atualização na mente dos legisladores de que o plástico não é o problema e sim as pessoas irresponsáveis que não o descartam corretamente”, disse o deputado federal.

No encerramento, o grupo falou sobre campanhas de conscientização já existentes, como a do “Tampinha Legal”, iniciativa do Instituto SustenPlást que já transformou 600 toneladas de “tampinhas” de garrafas em mais de R$ 1.350 000,00 em retorno para entidades. Vanessa Falcão também relembrou o papel de vereadores, prefeitos e deputados para que ações como essa possam gerar resultados concretos na comunidade. “É possível fazer reciclagem. Porém, não se pode fazer sozinho”, finalizou.

Mais informações sobre o evento e iniciativas do setor para o tema da reciclagem e educação ambiental podem ser obtidas no site www.sinplast.org.br ou pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br. O vídeo com o conteúdo completo do Seminário Plástico e Políticas Públicas: alternativas & soluções está disponível no Canal You Tube do Sinplast-RS (https://youtu.be/re8Bx-SbWiU).