Blog

Saiba como será o mercado de matérias-primas para 2020

Empresas associadas ao Sinplast recebem, semanalmente, acesso exclusivo ao Boletim Matérias-Primas, com dados e análises atuais do consultor do Sindicato para Assuntos Relativos ao tema, André Castro. As informações apresentam panoramas completos do setor em relação à Ásia, Houston e à América Latina. Estamos no final do ano, época de analisar resultados e projetar os próximos 12 meses. Por isso, o 3ª Geração conversou com Castro para  buscar indicativos sobre o comportamento do mercado para o ano de 2020, como forma de auxiliar as empresas. 

Em uma análise de projeções de preços para o próximo ano, Castro destaca a variação dos Polietilenos sob impacto do mercado de embalagens rígidas e flexíveis, além da infraestrutura, agroindústria e aplicações domésticas. “O custo estará afetado pelos valores de Eteno, principalmente. Já o mercado sinalizador, onde haverá maior produção deste material, será os Estados Unidos”, salienta. O país também é destacado, por ele, ao citar a Guerra Comercial envolvendo a China, fator incerto que pode gerar alteração geral nos índices.

Sobre PET e ABS, Castro projeta leve queda após o segundo semestre de 2020, considerando as normas da Organização Marítima Internacional (IMO) relativas ao ano. “São resinas que devem operar no curto prazo com estabilidade”, explica. Outros materiais também irão apresentar solidez, segundo ele, como os Poliestirenos e Polipropilenos em relação ao Brasil. No caso do PVC, o mercado sinalizador de maior destaque, de acordo com o consultor, é a Ásia. “Essa resina irá variar sob impacto do mercado consumidor da construção civil, aplicações domésticas e indústria em geral. Seu custo será afetado pelos valores de Eteno, Cloro e Acetileno”, comenta.  

Como considerações gerais sobre o setor, Castro evidencia a redução, a partir de janeiro de 2020, no teor do Enxofre misturado aos combustíveis utilizados nos navios, pela IMO. “Essa alteração provocará aumento de fretes, maior consumo de Diesel e derivados no Transporte e redução na oferta de Gasolina, Nafta, Benzeno e outros”, esclarece. Todos os dados podem ser redefinidos, segundo ele, principalmente preços e tendências futuras, considerando o âmbito político e macroeconômico dos cenários locais.

Ficou interessado em receber semanalmente análises como essa e aproveitar dados essenciais para melhorar o desempenho do seu negócio? Esse é mais um benefício do Sinplast às indústrias associadas! Participe, informe-se!