Blog

Sinplast é campeão nacional em Prêmio da CNI

Com o case “Criação de Instituto para a valorização do plástico”, o Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS conquistou nesta terça-feira (03/07), entre seis finalistas, a etapa nacional do 1º Prêmio CNI de Boas Práticas Sindicais. O Sindicato era o único gaúcho e do setor plástico na etapa nacional da premiação, uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações estaduais para valorizar e promover o compartilhamento de ações das entidades sindicais.

O case do Sindicato já havia conquistado a etapa gaúcha da premiação. “O plástico hoje vem sendo apontado como o grande vilão. Na realidade, o grande vilão são as atitudes incorretas do usuários finais. Todo esse programa que estamos desenvolvendo e inclusive compartilhando com outros Sindicatos brasileiros é com o objetivo de mostrar que o plástico pós-consumo tem seu valor e pode fazer o bem”, ressalta Edilson Deitos, presidente do Sinplast, lembrando que a criação do Instituto Sustenplást e seus respectivos programas, como o Tampinha Legal, foi uma iniciativa do Sindicato perante a modernização das leis trabalhistas, tendo em vista que o maior investimento, hoje, no Sinplast é em ações em defesa da imagem do plástico.

Lançado em 2017, o Instituto Sustenplást tem como objetivo promover a imagem do plástico perante à sociedade. Entre suas iniciativas, está o Tampinha Legal, que promove a valorização do plástico pós-consumo via coleta de tampas de plástico para reciclagem. O programa reúne mais de 100 entidades beneficentes cadastradas, que coletam as tampas e encaminham a indústrias recicladoras, gerando recursos financeiros às instituições. O Instituto Sustenplást é presidido pelo industrial Alfredo Schmitt e conquista para o Sinplast esse destaque nacional, que tem a meta de premiar atividades que gerem sustentabilidade sindical. O Instituto passou a assumir os dispêndios, por meio de patrocinadores, mantenedores e acesso a leis de incentivo, que o Programa Sustenplást desenvolvia com recursos do orçamento anual do Sindicato.