Blog

Sinplast em reunião com a ANEEL

Grande número de empresas vinculadas à área de abrangência do Sinplast arca com tarifas mais elevadas da RGE, em relação às duas outras distribuidoras. O Comitê de Energia Elétrica do Sindicato, convidado, participou de reunião em Brasília, há alguns dias, com a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acompanhando integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia, criada pela Assembleia Legislativa do Estado. Deputados Federais também participaram da reunião.

A foto assinala o momento em que o industrial Edilson Deitos, Coordenador de nosso Comitê, fez a apresentação de amplo trabalho que elaborou sobre os diferenciais de tarifas energéticas, inclusive quanto a outros Estados. A respeito, o Coordenador da Frente Parlamentar, Deputado Estadual Ernani Polo, declarou: “Deixamos claro que a legislação precisa ser trabalhada para mudar a atual realidade. A Frente está solicitando oficialmente à ANEEL dados e informações sobre a reavaliação de ativos das concessionárias do RS, para que seja elaborado estudo a fim de sabermos o porquê da discrepância dos valores cobrados ao consumidor, bem como outras informações sobre os contratos das concessionárias.

Queremos saber qual a razão para a cobrança de valores de tarifas residenciais que tem 30% de diferença entre as concessionárias, e das tarifas industriais que alcançam 39% diferenciais.

Cobramos também o papel da ANEEL no processo, pois o cliente já paga na sua conta, além da amortização do custo de investimento das concessionárias, uma contribuição à Agência, que não está realizando a defesa dos direitos do consumidor como deveria.”