Blog

No ar: Sustenplást lança Recycle Game no mês da criança

O Sinplast, por meio do Programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência, está lançando neste mês da criança uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul. Trata-se do “Recycle Game”, um jogo eletrônico educativo, compatível com celulares e tablets Apple e Android, além de computadores PC via website. O jogo é 100% gratuito e tem o propósito de levar a educação e a conscientização acerca dos cuidados com o meio ambiente por meio da brincadeira.
A partir dos três pilares do programa – utilidades do plástico, descarte adequado e reciclabilidade – o jogo foi elaborado no estilo “junta-três”, sendo as peças objetos de plástico. Ao juntar peças iguais, o jogador estará fazendo a separação do material para a reciclagem. Quando a quantia de material separado é suficiente, acontece a reciclagem, a qual gera um novo objeto de plástico e promove a revalorização do material. O game conta com seis fases – Casa, Escola, Praia, Pracinha, Fazenda e Parque de Diversões – mostrando que em cada um destes locais, se o lixo for separado, é possível reciclá-lo e transformá-lo em novos objetos de plástico. “O Recycle Game ensina a crianças, jovens e até adultos sobre a importância da separação do lixo e suas consequências para o meio ambiente”, explica a coordenadora do Sustenplást, Jamille Etges.
O jogo foi lançado nesta terça-feira, 8 de outubro, mês da criança, em evento realizado nas instalações da Incubadora Raiar, na Tecnopuc, em Porto Alegre. O “Recycle Game” foi desenvolvido pela startup gaúcha Rockhead Games, instalada na Raiar – Incubadora de Empresas da PUCRS.

Sustenplást nas Escolas – O Programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência conta, desde 2011, com atividades junto a escolas com o objetivo de informar sobre os cuidados com o meio ambiente a partir do descarte adequado e da reciclabilidade dos materiais plásticos. Para tanto, disponibiliza gratuitamente edições da revista “A Turma dos R´s – É Brincando que se Aprende”, editada pelo próprio programa, com informações sobre reciclagem, separação do lixo, reaproveitamento de materiais, além de passatempos e história em quadrinhos.
O programa leva gratuitamente a instituições de ensino no Rio Grande do Sul palestras e atividades educativas, de acordo com a faixa etária dos participantes: crianças, jovens e adultos. “O Recycle Game é mais uma ferramenta educativa que estaremos levando às escolas, sejam elas públicas ou privadas, em todo o Rio Grande do Sul”, comenta Jamille. As escolas interessadas em receber as ações do Sustenplást devem realizar agendamento prévio pelo e-mail sustenplast@sinplast.org.br.

Clique aqui e acesse o jogo.
Confira no link a galeria de fotos do evento.