Blog

Sinplast marca presença na Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

Pelo segundo ano consecutivo,  o Sinplast marcou presença nas atividades da Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul. A sexta edição do evento contou com a palestra do coordenador do Comitê de Reciclagem da Entidade, Luiz Henrique Hartmann. O tema abordado foi “Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos”.
Hartmann iniciou a explanação mostrando um panorama dos resíduos sólidos no Brasil. “Enquanto que em dez anos a população brasileira cresceu 12,33% segundo o último censo no país, a geração de resíduos sólidos aumentou 7% em apenas um ano. É uma situação que nos deixa em um quadro de que dentro de algum tempo, não saberemos mais o que fazer com o nosso lixo”, afirma Hartmann. Essa preocupação foi enfatizada com o fato de que o crescimento da coleta seletiva nos 5.565 municípios brasileiros foi tímido, de apenas 1% entre 2009 e 2010.
Uma das alternativas para tentar diminuir os impactos negativos requer investimentos e muito planejamento para ser desenvolvido para ter os resultados desejados: a reciclagem energética. Menos conhecida do que as modalidades mecânica e química de reciclagem, na energética o lixo é transformado em energias elétrica e térmicas. Isso reduz e até mesmo elimina lixões e aterros sanitários seguindo uma recomendação da ONU sobre a destinação final do lixo urbano não reciclável. “Isso não exclui os catadores da cadeia produtiva”, esclarece o palestrante.
Outras vantagens são a redução de gases emitidos dos aterros, preservação dos leitos dos rios  e recuperação da energia dos plásticos contidos e inutilizados nos aterros sanitários. Um dos dados que mais chamaram a atenção foi a redução do custo de coleta e transporte do lixo. Em uma manifestação, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, Alberto Heck, relatou que o custo da cidade de transportar os resíduos do município para Minas do Leão é de R$ 189.000,00 mensais. Com informações Assessoria de Imprensa ACI – Santa Cruz do Sul.