Blog

Prêmio CNI de Boas Práticas Sindicais no RS

Case do Sindicato gaúcho concorre agora em âmbito nacional por votação popular

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast) é um dos seis finalistas e o único representante do Rio Grande do Sul e do setor plástico na etapa nacional do 1º Prêmio CNI de Boas Práticas Sindicais. A premiação é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações estaduais para valorizar e promover o compartilhamento de ações dos sindicatos. A votação no case do Sinplast, que destacou as ações que estimularam a criação do Instituto Sustenplást, em 2017, é aberta, online e pode ser feita até o dia 22 de junho pelo link https://pt.research.net/r/32XT63R. O case do Sindicato já foi premiado na etapa gaúcha do prêmio.

Lançado em 2017, o Instituto Sustenplást tem como objetivo promover a imagem do plástico perante à sociedade. Entre suas iniciativas, está o Tampinha Legal, que promove a valorização do plástico pós-consumo via coleta de tampas de plástico para reciclagem. O programa reúne mais de 100 entidades beneficentes cadastradas, que coletam as tampas e encaminham a indústrias recicladoras, gerando recursos financeiros às instituições. “Esse prêmio é um importante reconhecimento ao Sindicato que vem atuando há anos pela valorização da imagem do plástico. O prêmio que já recebemos em nível estadual será repassado para as três entidades beneficentes que mais arrecadaram tampas de plástico”, destaca o presidente do Sinplast, Edilson Deitos.

O Instituto Sustenplást é presidido pelo industrial Alfredo Schmitt e conquista para o Sinplast esse destaque, que tem a meta de premiar atividades que gerem sustentabilidade sindical. O Instituto passou a assumir os dispêndios, por meio de patrocinadores, mantenedores e acesso a leis de incentivo, que o Programa Sustenplast desenvolvia com recursos do orçamento anual do Sindicato. “O Instituto foi considerado pela banca julgadora um instrumento inovador”, ressalta Deitos. Mais informações podem ser obtidas no site www.sinplast.org.br.