Blog

Suspensa a redução de IPI para produtos da Zona Franca de Manaus

3ª Geração - Sinplast-RS 40 anos

Na última sexta-feira (06/05/2022), o Ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu Medida Cautelar favorável a ação proposta pelo Partido Solidariedade e que na prática suspende as recentes reduções de IPI exclusivamente para produtos produzidos na Zona Franca de Manaus. Tal decisão ainda será analisada pelo plenário do STF, porém o efeito prático dessa decisão é o retorno às alíquotas de IPI anteriores a quaisquer reduções para os produtos (NCMS) que sejam produzidos também por empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. Os produtos fabricados em outros estados do Brasil, que não tem similar na Zona Franca de Manaus, continuam com as reduções de IPI até então vigentes.

Na prática, o que as empresas deverão fazer é verificar na hora do cálculo do IPI se o produto tem produção na Zona Franca de Manaus enquanto a vigência dessa decisão. Confira AQUI a lista de referência da Suframa dos produtos com PPB (Processo Produtivo Básico) fabricados na Zona Franca de Manaus. Essa decisão já vigora a partir da publicação, entretanto ainda existe um trâmite judicial até a conclusão final, onde o plenário do Supremo analisará tal medida. A ABIPLAST está buscando junto ao Ministério da Economia e Suframa uma relação que liste as ncms dos produtos que sob essa suspensão para facilitar e dar mais segurança as operações das indústrias. Com informações do Informativo ABIPLAST.

PorAqui

Apoio Financeiro à K 2022

O Sinplast-RS está com o prazo de inscrições reaberto para cotas de apoio financeiro à Feira K 2022. As empresas associadas interessadas devem enviar um e-mail a sinplast@sinplast.org.br, indicando a razão social e o nome da pessoa que se inscreve para o apoio financeiro. O atendimento será por ordem de chegada do e-mail ao Sindicato. Estão sendo disponibilizados auxílios de R$ 5.000,00 cada um, mediante ressarcimento. O auxílio, pós-feira, será creditado à empresa filiada e associada, mediante cópia da passagem aérea e do crachá de visita à Feira K 2022, documentos esses que devem chegar ao Sindicato até 18.11.22. O Sindicato deixa livre a escolha de agência de viagens ou compra direta das passagens.

Telemedicina SESI: saiba mais sobre o serviço

O SESI apresentou, na reunião de Gestão de maio do Sinplast-RS, o serviço de telemedicina disponibilizado às empresas do setor. Clique AQUI e acesse o conteúdo da apresentação e o formato do serviço. Dúvidas, contatar Vinícius Serpa, pelo WhatsApp (51) 99119-6560.

Inscrições abertas para Curso Preparador de Máquinas Injetoras e Extrusoras de Plástico

O Centro Formação Profissional Senai Edmundo Antônio Bins – Cetepo está com inscrições abertas para candidatos indicados por empresas no Curso Preparador de Máquinas Injetoras e Extrusoras de Plástico na modalidade Aprendizagem Industrial Básica (Jovem Aprendiz). Os candidatos indicados devem ter sua cota de aprendizagem assegurada pela empresa durante o período de realização do curso. A garantia da vaga somente se dará no ato da inscrição do candidato no Senai através da apresentação da carta de indicação da empresa, identidade, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência do referido candidato. Clique AQUI e saiba mais detalhes sobre o curso.

FiquePorDentro

Mapeamento sobre reciclagem e políticas de logística reversa em plásticos

O Instituto Senai em Engenharia de Polímeros, de São Leopoldo, está trabalhando em um mapeamento de empresas que aplicam reciclagem e políticas de logística reversa em plásticos, buscando levantar informações quanto ao uso de plástico reciclado, trazendo exemplos e as dificuldades para uso destes materiais. Para isso, solicita um apoio das empresas do setor para que, se possível, respondam uma breve pesquisa sobre o tema. Clique no link e participe: https://forms.office.com/r/KQ88sSeW8r.

Panorama de Comércio Exterior Brasileiro

A GEREX – Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS está disponibilizando às empresas o acesso ao Panorama de Comércio Exterior Brasileiro, o qual exibe dados de exportação brasileira, segmentáveis por país de destino, UF de origem, SH e NCM e possibilita diversos tipos de análises. Consulte gratuitamente acessando o link: https://www.bit.ly/BIFIERGS.

rodape