Blog

Trabalho da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais é apresentado no Sinplast

Ainda nesta terça-feira (04/06), após a Assembleia Geral Ordinária do Sinplast, o presidente da Rede de Bancos Sociais do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, realizou a palestra “Responsabilidade Social Empresarial com diferencial competitivo”. Em sua explanação, Bernhard apresentou o trabalho realizado pela Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, criada e implementada pelo Conselho de Cidadania da FIERGS e que desenvolve o princípio da Economia Circular.

Segundo o dirigente, a motivação para a criação da entidade foi o desperdício que ocorria de forma demasiada, principalmente na indústria alimentícia, e também no setor do plástico. Conforme conta, o trabalho da fundação foi iniciado com o Banco de Alimentos – considerado o primeiro do país – e hoje conta com uma grande rede formada por empresas e universidades.

Atualmente, com o apoio de dezenas entidades, inclusive do Sinplast que possui um espaço próprio na sede localizada na zona norte da Capital, milhares de sobras e de resíduos da indústria de diversos setores retornam como benefício à sociedade. Além do Banco de Alimentos, que já arrecadou e distribuiu 50 milhões de quilos de alimentos nos últimos 20 anos, a entidade também conta com outros doze bancos como de livros, de computadores, de materiais de construção e de transplante de órgãos.