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Varejo brasileiro já atrai mais que o chinês, diz estudo

O Brasil desbancou a China e assumiu pela primeira vez a liderança do
ranking dos países em desenvolvimento com maior potencial de atrair
investimentos estrangeiros para o varejo, aponta a pesquisa da
consultoria americana A.T.Kearney. “O aumento da renda do brasileiro e a
formação de uma grande classe média foram fatores decisivos para que o
país atingisse essa posição”, afirma Markus Stricker, sócio da
consultoria.

Desde 2001, a A.T.Kearney avalia as condições de um grupo de 30 países
em desenvolvimento para atrair investimentos de redes varejistas
estrangeiras que já atuam em mercados maduros. Nesses mercados, as
perspectivas de crescimento são menos favoráveis por causa da saturação
do consumo, agravado nos últimos tempos pela estagnação econômica
decorrente da crise financeira internacional.

O ranking mostra que entre os dez países mais atraentes neste ano, além
do Brasil, três são da América do Sul: Uruguai e Chile, na segunda e
terceira posições, respectivamente, e Peru, em oitavo lugar. Stricker
destaca que o passaporte desses mercados para ascender na lista foi o
fato de as suas economias terem passado muito bem pela crise e
registrado no ano passado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na
casa de 6%.

O consultor explica que são avaliadas 25 variáveis de cada país,
reunidas em quatro grupos: atratividade do mercado, risco econômico e
político, saturação do mercado e em quanto tempo novos players estarão
presentes na região. Esse indicador é uma espécie de “farol” que orienta
os executivos de grandes redes varejistas internacionais no momento em
que eles avaliam onde serão feitos os investimentos.

A China, que encabeçava o ranking desde 2001, e a Índia, que ocupava as
primeiras posições, perderam atratividade. A China caiu para o sexto
lugar no ranking deste ano e a Índia saiu da terceira para a quarta
posição.

fonte: g1