Blog

Vem aí os 40 anos do Sinplast-RS

3ª Geração - Sinplast-RS 40 anos
Destaque

Sinplast-RS completa 40 anos de fundação no dia 06 de julho 

Sindicato e Braskem realizarão jantar comemorativo à data na FIERGS 

 Na próxima quarta-feira, dia 06 de julho, o Sinplast-RS completa seus 40 anos de fundação. Para comemorar a data, o Sindicato e a Braskem realizarão um jantar na FIERGS, que reunirá representantes de indústrias associadas, autoridades e parceiros da primeira e segunda geração da cadeia produtiva do plástico. Sob o tema Plástico Preserva, o evento festejará também os 40 anos do Polo Petroquímico de Triunfo.  

Na ocasião, acontecerá a outorga do Prêmio Sinplast-RS Attilio Bilibio 2022 a ex-presidentes do Sindicato que, em conjunto com a entidade, atuaram para o desenvolvimento e a competitividade das indústrias do segmento transformador do plástico. São eles: Sérgio Mendes Ribeiro; Lourdes Sasso Bilibio, esposa de Attilio Bilibio (In Memoriam); Marcia Cordoniz, esposa de César Rangel Cordoniz (In Memoriam); Hugo Doormann; Jorge Cardoso; Alfredo Schmitt e Edilson Deitos. 

Acompanhe a cobertura do evento pelo Instagram do Sindicato (@sinplastrs) e na próxima edição do Boletim Informativo 3ª Geração, que veiculará na quinta-feira (07/07/2022). 

logo-site (1)

Dirigentes do Sinplast-RS participam do Encontro Nacional da Indústria, em Brasília

WhatsApp Image 2022-06-29 at 16.37.39

O presidente do Sinplast-RS Gerson Haas (foto ao lado) e o vice-presidente do Sindicato Edilson Deitos estão participando em Brasília do ENAI – Encontro Nacional da Indústria, promovido pela CNI. Nesta quarta-feira (29/07), os dirigentes assistiram o Diálogo da Indústria com pré-candidatos à Presidência da República. O evento segue nesta quinta-feira (30/06) com painéis e espaços ‘Talks’ em torno do tema central “O desafio da década: construindo o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033”.

Acompanhe ao vivo a transmissão do ENAI pelo canal da CNI no YouTube. 

São esperados 1,2 mil participantes para os debates sobre temas que impactam a indústria, como Inovação e Indústria 4.0, Economia de Baixo Carbono, Reformulação das Cadeias Globais de Valor e Integração Internacional, entre outros.

PorAqui

“O Presente é o Futuro”: engaje sua indústria

3-geracao

O Sinplast-RS está trabalhando com a campanha O Presente é o Futuro. A iniciativa busca apresentar cada vez mais os benefícios do plástico, trazendo informações para a sociedade. Em uma programação ligada aos 40 anos, o Sindicato tem apresentado nas redes sociais um posicionamento cada vez mais forte sobre a importância do diálogo entre a indústria plástica e a comunidade. Para saber mais, acompanhe as redes sociais do Sinplast-RS e do Projeto Repense. Divulgue as redes do Sindicato entre seus colaboradores! Eles são os maiores porta-vozes da indústria. 

FiquePorDentro

FIERGS realiza evento para apresentar o novo Fundopem

No dia 07/07, das 10h às 11h30, a FIERGS realiza o evento “Oportunidades para a indústria crescer, entenda o novo Fundopem”. Em formato híbrido e com inscrições gratuitas, o encontro visa apresentar novas possibilidades de prorrogação de prazo para fruição do incentivo fiscal e de pagamento antecipado do financiamento, mudanças quanto à necessidade de geração de empregos, além dos trâmites operacionais que otimizaram os prazos e simplificaram a burocracia, bem como minimizam regras para evitar que a empresa se torne inadimplente no programa.  

A reunião, para quem garantir vaga in loco, será na sede da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787). Para quem optar por acompanhar virtualmente, a transmissão será através da plataforma Microsoft Teams. Inscreva-se aqui


Meta da Johnson & Johnson é ter 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025

Para cuidar de pessoas e das comunidades em que vivem, a empresa Johnson & Johnson desenvolve ações responsáveis e sustentáveis. “Possuímos um plano de gestão global de sustentabilidade, chamado Healthy Lives Mission, que está intrinsicamente ligado ao nosso propósito. Apoiamos o bem-estar humano e ambiental, por meio da ação de nossa força de trabalho engajada”, explicou a vice-presidente de Marketing Brasil, Daniella Brissac.  

O envolvimento contínuo e proativo com a cadeia de produção, logística e varejo tem permitido à empresa obter respostas quanto ao crescimento sustentável. A marca tem investido em mudanças e traçado metas sustentáveis. Pensando na economia circular, a empresa pretende ter 100% de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. A Johnson & Johnson vai investir, até 2030, 800 milhões de dólares para ações em três pilares: pessoas saudáveis, planeta saudável e empoderamento e engajamento dos funcionários. 

Fonte: BNews

RSemPauta

Campanha ‘Meu Plástico Vale Estrelas’ incentiva reciclagem entre jovens no interior do Estado

Na Escola Municipal 12 de Maio, em Bom Princípio, o plástico é disputado e vale estrelas. Isso porque o Projeto Escola Sustentável, iniciativa da Plastiweber, associada ao Sinplast-RS, incentiva a educação ambiental. O projeto envolve 50 escolas de 15 cidades, do Vale do Caí e região Metropolitana.  

A cada quilograma de plástico pós-consumo, a empresa retorna em dinheiro para a escola, visando melhorias e compra de materiais necessários. Para estimular os alunos, a escola criou a campanha “Meu Plástico Vale Estrelas”, na qual cada aluno deposita o material em uma bag que fica no pátio da instituição. A escola conta também com composteira para os resíduos orgânicos da merenda. 

Fonte: Jornal VS.  

NaMidia

Artigo de Manoel Lisboa destaca importância do plástico para o meio ambiente 

O artigo sobre o mês do Meio Ambiente, escrito pelo assessor do Sinplast-RS e engenheiro de materiais Manoel Lisboa, foi destaque no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, no último final de semana.  

Confira um trecho do artigo: 

O Plástico Preserva! 

Manoel Lisboa, engenheiro de materiais

Estamos no mês do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais que são esgotáveis, apesar de muitas pessoas esquecerem ou não se darem conta disso. 

Neste ano, a campanha pelo nosso ecossistema tem como tema “Uma só Terra”, com foco na harmonia entre vida sustentável e natureza, promovendo transformações através de políticas públicas e das nossas escolhas. Após 50 anos da Conferência que designou junho como o mês do Meio Ambiente, ainda é preciso analisar os progressos relevantes que já foram alcançados, além do que ainda pode (e deve) ser feito nas próximas décadas. 

Nesse momento, vemos circular muitas informações incorretas sobre o plástico e o meio ambiente. Mas você sabia que o plástico é uma das matérias-primas mais sustentáveis? O plástico consome pouca energia para ser processado e transportado; utiliza poucos recursos naturais para ser produzido, além de ser reciclável. Para a vida humana, protege a nossa água e o nosso solo; transporta alimentos em segurança; e protege as pessoas de contaminação.  

Confirma o artigo completo: 

25 e 25.06

 

NasRedes

Projeto Repense e Braskem levam projeto para Triunfo

WhatsApp Image 2022-06-23 at 10.36.57

No dia 24 de junho aconteceu, no Teatro União, em Triunfo, o Projeto Reciclando Ideias. A parceria entre a Braskem e o Projeto Repense visa apresentar conceitos de sustentabilidade, economia circular e percepção dos benefícios dos plásticos para a sociedade.  

O Reciclando Ideias apresenta informações atualizadas e atua como gerador de conhecimento para profissionais da educação, professores e formadores de opinião. O evento já havia acontecido em Montenegro, no início do mês. 

rodape