Blog

Venha para o Energiplast 2022

3ª Geração - Sinplast-RS 40 anos
Destaque

Venha para o Energiplast 2022

Energiplast

No dia 06 de outubro, acontece mais uma edição do Energiplast, desta vez, com o tema “As novas tecnologias que impulsionam a economia circular“. O evento será híbrido com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sinplast-RS. Neste ano, o Energiplast se propõe a apresentar tecnologias, inovações e cases relacionados a temas pertinentes ao desenvolvimento da indústria do plástico e que contribuem com a valorização do material perante à sociedade como um todo. 

A programação será dividida em três módulos que irão abordar temas de interesse do setor. Serão eles: 

– Economia circular e Logística Reversa; 

– Tecnologias de reciclagem; 

– Energias renováveis. 

A inscrição é gratuita e pode ser feita via Sympla. O Energiplast 2022 chega a sua 12ª edição coordenado pelo titular do Comitê Sinplast-RS de Reciclagem Luiz Henrique Hartmann. 

Confira a programação completa: 

9h – Abertura  

9h15 – Painel Economia Circular  

10h30 – Intervalo  

10h45 – Palestra Rastreabilidade dos materiais para Logística Reversa  

11h15 – Palestra Fluxo completo de uma MRF-Cytiminning  

11h45 – Intervalo para Almoço (no formato presencial, exclusivo para convidados)  

13h às 15h30 – Painel: Separação Automatizada e Reciclagem  

  – Sistemas de Lavagem de Plásticos  

   – Extrusão  

   – Separação ótica  

   – Case Braskem   

   – Case Plastweber: Filme 100% PCR para embalagens de alto desempenho  

15h30 às 15h45 – Intervalo  

15h45 às 18h – Painel: Tecnologias de Geração de Energias Renováveis  

   – Panorama do CDR (Combustível Derivado do Resíduo)  

   – Reciclagem Química  

   – Energia Biotérmica  

   – Energia Fotovoltáica  

   – Energia Eólica  

18h – Encerramento 

PorAqui

Mercopar 2022 já tem mais de
35 atrações confirmadas 

Com uma programação baseada na gestão de negócios e conteúdo técnico inovador, a Mercopar já conta com mais de 35 atrações confirmadas. De rodadas de negócios que conectam grandes empresas a pequenos fornecedores; da demonstração de práticas de ESG e da indústria 4.0, passando por batalhas de startups até uma palestra conduzida por um robô, os temas de maior relevância que ditam as tendências da indústria do futuro estarão no centro das atenções do evento que retorna aos quatro dias de programação. 

Neste ano, a feira terá quatro grandes espaços centrais e cada um será responsável por abordar conteúdos e oportunidades ao público. O Salão de Negócios, Salão de Inovação, Espaço Futuro e Espaço Inspiração são os ambientes temáticos dentro do Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. 

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. As inscrições são gratuitas pelo link

3geração-Instituto2

Tampinha legal: Apae arrecada recursos por meio da reciclagem 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Canela, arrecada tampinhas de plástico durante todo ano, com o objetivo de retorná-las ao centro de reciclagem. Dessa forma, além de auxiliar com o meio ambiente, as tampas são revertidas em benefícios para a entidade que trabalha com a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades especiais, com a Escola Municipal de Educação Especial Rodolfo Schilieper.  

A diretora da APAE Canela, Cira Dutra, conta da importância do programa que já arrecadou mais de doze toneladas de material desde 2017 e reverteu aproximadamente 31 mil reais em melhorias. “Com a verba convertida através do programa, iniciamos a reforma do salão da APAE, já avançamos muito com a obra”, diz. 

Fonte: Prefeitura de Canela

tampinha legal apae
FiquePorDentro

Publicada a redação da Norma Regulamentadora n° 04, que moderniza o SESMT 

Na última semana, o Ministério do Trabalho e Previdência publicou, no Diário Oficial da União, a a Portaria n° 2.318/2022, que aprova o novo texto da Norma Regulamentadora nº 04 (NR 04) – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). 

A Norma estabelece os parâmetros e requisitos para constituição e manutenção dos SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade dos trabalhadores. 

A NR também se aplica às organizações e órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Para conferir as alterações do novo texto, acesse o link


Publicada a nova redação da Norma
Regulamentadora n° 23

Foi publicada, no dia 06.09, no Diário Oficial da União, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, a Portaria n° 2.769/2022, que aprova a nova redação da Norma Regulamentadora nº 23 (NR 23) – Proteção contra incêndios.

O texto da norma foi atualizado e adequado à estrutura prevista no art. 114 do Capítulo VI da Portaria n° 672, de 2021, expedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que prevê que as normas devem possuir sumário, objetivo, campo de aplicação e requisitos gerais, técnicos e administrativos.

Desta forma, na nova redação da NR 23 foram incluídos objetivo e campo de aplicação. O objetivo, agora explícito, da NR 23 é estabelecer medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho, que se aplicam aos estabelecimentos e locais de trabalho.

Acesse o documento completo.


ABinforma: Restabelecida a redução
do IPI pelo STF 

Revogada a medida cautelar contra o IPI e restaurada a eficácia dos  Decretos 11.158/2022  e 11.282/2022   

No dia 19/09/22, foi publicada a decisão monocrática proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes (ADI 7153), revogando a medida cautelar anteriormente concedida que suspendia os efeitos do Decreto nº 11.158/22, com relação à redução do IPI dos produtos fabricados no território nacional e que possuam similar também produzido na ZFM e com PPB aprovado. 
 
A justificativa do Ministro Alexandre de Moraes para determinar a revogação da medida cautelar se pautou na edição pelo Governo Federal do Decreto nº 11.182/22, que alterou a TIPI para o fim de excetuar da redução do IPI outros 109 itens, aumentando o rol de produtos com similar para 170 itens. 
 
Com essa medida volta a vigorar, em seu inteiro teor, o Decreto nº 11.158/2022 e o Decreto 11.182/2022. 
 
Esta decisão tem efeitos futuros e ficam preservados os efeitos da liminar enquanto ela vigorou.  
 
A lista com todos os produtos mencionados consta no Decreto nº 11.158/2022

RSemPauta

Drive-thru Lixo Zero coleta mais de 400 quilos de resíduos em São Leopoldo 

No último sábado, 17, as embaixadoras do Lixo Zero, Apoena Sociombiental e Cooperativa Univale, com apoio da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) realizaram um dia de conscientização e atitude para os moradores se São Leopoldo, através do Drive-thru Lixo Zero. 

Na ocasião, foram coletados 46kg de vidro, 213kg de papel e papelão, 18,5 kg de plástico, 128kg de eletroeletrônicos e 22kg de óleo de cozinha usado, além de roupas para doação. 

O evento faz parte dos preparativos da Semana da Sustentabilidade, que ocorre na última semana de outubro e teve como objetivo “informar que atividades como esta podem e devem ser propostas por qualquer morador, não apenas por entidades oficiais”, aponta Daiana Schwengber, da Apoena Socioambiental e do Lixo Zero na cidade. 

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, sancionou na quinta-feira, 15, a lei que define a última semana como a Semana Municipal da Sustentabilidade para debater e compartilhar ações de sustentabilidade e para adoção e atendimentos às metas da agenda 2030 e dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 

Fonte: Jornal VS

rodape