Blog

3ª Geração #645 – COVID-19

Coronavírus: proteja você, sua
equipe e a indústria!

Classificado como pandemia pela OMS, o Coronavírus chegou ao Brasil e está avançando, com novos casos divulgados frequentemente. Causando sintomas similares à gripe, a doença possui alta capacidade de contágio. Pensando nisso, o Sinplast está consultando especialistas, principalmente nas áreas jurídicas e sanitárias para que o repasse de informações cabíveis e medidas necessárias junto às indústrias. Em breve, repassará edições especiais de seu informativo eletrônico.

Vale destacar que, como auxilío às orientações preventivas, o Sesi disponibiliza às indústrias um kit de informativos sobe o tema por meio do link: www.sesirs.org.br/coronavirus.

Fique atento às orientações de órgãos oficiais. Clique aqui e acesse as medidas já adotadas pelo Ministério da Economia. 

Contamos com a colaboração de todos para seguirmos na produção de um material tão importante para a sociedade como o plástico. É o momento de destacar os benefícios desse nobre material contra a disseminação do COVID-19.


Cuide de você e de sua equipe
para que a indústria não pare!

Levantamento de informações sobre produção de strech

Auxilie o Sinplast respondendo a pesquisa enviada por e-mail

Tendo em vista as ocorrências de autuação por fiscais da SEFAZ em transformadores produtores do filme strech, com base na legislação que permite o diferimento parcial do ICMS que exceda 12% somente nas vendas destinadas à industrialização ou comercialização, o Sinplast está trabalhando para organizar a argumentação do setor de forma a contrapor e evitar a generalização deste posicionamento.

Para isso, precisamos do seu apoio no levantamento de informações a fim de caracterizarmos o segmento. Responda a pesquisa enviada por e-mail no dia 16/03, segunda-feira, e auxilie no Sindicato na defesa do setor.

FIERGS proíbe viagens ao exterior e antecipa vacinação antigripal

Clique aqui e leia o comunicado completo 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) decidiu proibir viagens ao exterior em representação da entidade ou para funcionários com cursos de capacitação em outros países. A determinação abrange também o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. 

Além disso, a Federação suspendeu a recepção de comitivas, visitas individuais e delegações estrangeiras nas unidades do Sesi e do Senai. Estão também adiados os eventos coletivos de inaugurações e palestras. O cronograma de atendimento da campanha de vacinação antigripe do Sesi em todo o Rio Grande do Sul está sendo antecipado. 

Coronavírus pode aumentar o uso de plástico em curto prazo

O vírus atua diretamente nos pontos fortes do setor: descartabilidade e higiene. Um novo relatório divulgado pela BloombergNEF na semana passada revelou que, pelo menos a curto prazo, os temores dos oponentes dos plásticos podem ser válidos. “As preocupações com a higiene dos alimentos devido à Covid-19 podem aumentar o uso de embalagens plásticas”, afirmou o relatório. Os pesquisadores identificaram maiores picos na demanda por máscaras e filme usado em embalagens plásticas.

Grupos de lobby do setor de plástico, como a Plastics Industry Association e o American Chemistry Council (ACC), defendem seus produtos há muito tempo, observando que o plástico tem desempenhado um papel revolucionário na assistência médica. Luvas cirúrgicas de uso único, seringas, canetas de insulina, tubos intravenosos e cateteres, por exemplo, reduziram o risco de infecções de pacientes e ajudaram a simplificar as operações. 

Leia mais sobre o tema clicando aqui

Bancos prorrogarão vencimento de dívidas a micro e pequenas empresas

Os cinco maiores bancos brasileiros vão atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados, em razão dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, conforme comunicado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“A Febraban e seus bancos associados, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória”, afirmou em comunicado.

Clique aqui e leia mais.