Blog

Cobertura da 1ª POA PLAST RUN!

Prova finalizada com a Orla 100% limpa e quatro mil copos plásticos destinados a entidades assistenciais participantes do Copinho Legal 

Missão cumprida! ZERO copos plásticos no chão. QUATRO MIL copos plásticos destinados a entidades assistenciais participantes do Copinho Legal. Esse foi o resultado da 1ª POA PLAST RUN, realizada na manhã do último domingo (10-03), em Porto Alegre, em uma realização do Sinplast-RS, Repense Projeto e Plástico Preserva. O evento contou com a participação de 450 pessoas, entre adultos inscritos para a corrida e para a caminhada, e crianças, além de um público ainda superior de visitantes.  

“Queremos agradecer a todos que estiveram presentes neste evento que teve como objetivo deixar nossa Orla limpa e reunir pessoas e empresas em torno dos temas da sustentabilidade, da saúde, do meio ambiente e da circularidade do plástico”, destacou o coordenador da POA PLAST RUN e consultor do Sinplast-RS André Castro. Para o presidente do Sinplast-RS Gerson Haas, o evento é um exemplo de inovação e um orgulho para o setor plástico. “A gente conseguiu demonstrar porque o plástico e a economia circular são importantes”, disse Haas, agradecendo o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, das empresas parceiras e de todos os participantes, que se conscientizaram e deram o destino correto aos resíduos. 

Segundo o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, presente na POA PLAST RUN, “para se ter uma cidade limpa basta não sujá-la”. Rogério Mani, presidente da ABIEF, apoiadora do evento, também esteve presente em Porto Alegre. Segundo ele, a POA PLAST RUN foi inspiradora e “nos leva a acreditar que é possível realizar cada vez mais eventos como esse”. 

Durante toda a manhã, na área de dispersão do evento junto ao Pontal Shopping, os participantes e visitantes tiveram experiências diversas com a demonstração de produtos e serviços das empresas apoiadoras. Além disso, o Tampinha Legal realizou o Encontro de Multiplicadores com uma oficina gratuita para a confecção do Pr.A.I.A, os andadores confeccionados com tubos de PVC. Voluntários de entidades assistenciais participantes do Copinho Legal fizeram a coleta dos copos plásticos durante todo o percurso da prova. “A POA PLAST RUN é a realização de um sonho de vários corredores que puderam correr em um ambiente sem resíduos e, principalmente, de a gente não ver o movimento da mão humana jogando o resíduo no chão. Antes de sermos esportistas, somos cidadãos”, ressaltou Simara Souza, gerente do Instituto Sustenplást. “Se nós fomos bem sucedidos, foi porque vocês (corredores) foram bem sucedidos”, enfatizou ela. 

A POA PLAST RUN já entrou no calendário oficial de Porto Alegre e tem sua segunda edição agendada para março de 2025. O Sinplast-RS agradece a parceria das empresas 2Wins, na organização, e RS Eventos Esportivos, no apoio técnico. O evento contou também com a parceria do Instituto Sustenplást, Tampinha Legal, Copinho Legal, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Pontal Shopping, e o apoio da ABIEF, Affin, BRO, Coza, Eurovisão, Grunflex, HERC, InBetta, Lange, Lugiplast, Laborário Saúde, Zandei Plásticos e Xalingo.