Blog

Coronavírus: saiba como a doença pode impactar a indústria do plástico

Epidemia mundial, o Coronavírus é uma doença respiratória que obteve destaque após surto originado na China. Impactando diversos nichos, grandes potências mundiais tiveram seus setores público e privado afetados pelo contágio. Você sabe no que isso atinge a indústria do plástico? 

André Castro, consultor do Sinplast para assuntos relacionados a matérias-primas, explica que, embora alguns navios com produtos plásticos estejam interrompidos e indústrias paralisadas, a situação requer análise: “A China não só é grande consumidora, mas também grande produtora de várias partes das cadeias produtivas globais. Isso quer dizer que restrição de consumo e restrição de oferta podem criar uma outra dinâmica, que talvez não permita uma queda tão acentuada das Resinas”. Ainda de acordo com ele, a questão essencial presente é a formação de consenso e precificação dos efeitos em cadeia que essa situação pode causar. “A maioria dos plásticos são utilizados para embalagens, que são vendidas/exportadas. Um possível desaquecimento global pode gerar excedentes produtivos e com isso menor atividade industrial”, explica. 

O Consultor também salienta que nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, teríamos o retorno do Feriado prolongado e comemorado anualmente como Ano Novo Chinês. Historicamente este retorno traria consigo a retomada das atividades produtivas, criando um impacto nos preços das commodities em geral. No entanto, devido aos fatos, o retorno foi postergado, o que pode ter efeitos igualmente imediatos na balança de demanda e oferta.