Blog

EDIÇÃO Nº 495

Sinplast participa de reunião sobre o Acordo Setorial de Embalagens com a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (16/3), o Sinplast participa de uma reunião a pedido da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente sobre a implementação do Acordo Setorial de Embalagens Plásticas no Rio Grande do Sul. O encontro também ocorre para fins de instrução do Inquérito Civil n.º 00833.00003/2016, instaurado para apurar a forma como está sendo implementado o Acordo Setorial de Embalagens no Município de Porto Alegre. Representam o Sindicato o 1º Vice-Presidente Luiz Felipe Willig, o consultor jurídico Alfeu Muratt e o assessor Manuel Gonzales. Participam ainda Silvia Rolin e Jeovani Tomasini, pelo Instituto Plastivida, e Gilmar do Amaral, pela Abiplast.

Gestão em Debate traz análise do cenário econômico e industrial

gdebate

A primeira edição 2017 do evento Gestão em Debate, do Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), lotou o Espaço COMPET, na FIERGS, nesta terça-feira (14). O economista-chefe da FIERGS, André Nunes de Nunes, falou sobre as perspectivas para a economia brasileira em 2017 e os desafios para a indústria, em especial, o setor plástico.

Nunes abriu a palestra apresentando o cenário econômico internacional. No contexto nacional, destacou essa como a maior recessão em mais de um século, ressaltando o fato positivo do brasileiro estar atravessando a crise com mais resiliência. Falou ainda sobre os 15 anos de estagnação da indústria, ressaltando que os sinais de recuperação ainda são difusos. “Se não está melhorando, pelo menos parou de piorar”, disse. Quanto à indústria do plástico, Nunes definiu como uma das áreas com maior potencial de crescimento, tendo em vista boas perspectivas em relação a alguns segmentos, como embalagens para alimentos e bebidas, plasticultura e indústria automotiva. O conteúdo completo da palestra será disponibilizado em breve.

Sinplast participa da elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico

No dia 7 de março, aconteceu o Encontro Técnico Conjunto FIERGS/FARSUL sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do RS (ZEE-RS). Na oportunidade, o Sinplast participou com a representação do assessor Manuel Gonzales. Obedecendo o pacto federativo com o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) deverá ser produzido de forma compartilhada entre União, Estados e Municípios. Segundo Gonzales, o novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012) estabelece um prazo de cinco anos para que todos os Estados elaborem seus ZEEs, de acordo com a metodologia unificada estabelecida em norma federal.

Ele afirma que a efetiva contribuição do ZEE para a transição à sustentabilidade depende da organização do poder público juntamente com o setor produtivo. “Aqui no nosso Estado uma iniciativa piloto de elaboração do ZEE no litoral norte e médio do estado na escala 1:100.000 elaborada pela FEPAM quase acaba em enormes prejuízos para nossos agricultores com a proibição de plantio de arroz e indústrias de beneficiamento em áreas que, há várias gerações, têm essas atividades. Ficou claro nesse encontro que somente a participação maciça e efetiva do setor produtivo pode evitar danos, inclusive em empreendimentos já instalados”, afirma. Confira aqui a lista das oficinas que devem ter total participação das indústrias locais.

SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros oferece cursos em injeção e extrusão

Estão abertas as inscrições para cursos na área de injeção e extrusão no Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros em São Leopoldo. Entre 3 e 27 abril, as aulas são de “Operação e regulagem de injetoras de plásticos”, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Entre 15 e 19 de maio, será ministrado “Extrusão de filmes tubulares”, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos dois casos, é preciso ter Ensino Fundamental Incompleto e idade mínima de 18 anos. Já entre 5 de maio e 15 de setembro, a opção é “Supervisor de Processos de Transformação de Plásticos por Injeção”, às sextas-feiras das 8h às 17h. É requisito Ensino Médio Incompleto, certificado de conclusão de curso na área de química, plásticos, materiais, e/ou experiência na área. Há desconto de 8% para empresas contribuintes do SENAI ou 5% para ex-alunos do SENAI. O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros fica na Av. Presidente João Goulart, 682. Mais informações pelo telefone (51) 3904-2700 e e-mail cursos.cetepo@senairs.org.br.

Abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação da Faculdade Senai de Tecnologia

Estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação da Faculdade Senai de Tecnologia. Engenharia de Redes de Computadores (até 15 de março), Engenharia de Automação e Controle Industrial (até 21 de abril) e Gestão de Energia e Eficiência Energética (até 3 de maio) são as opções oferecidas. A intenção é ampliar a formação inicial obtida na graduação e oferecer novas oportunidades de atuação profissional. As aulas iniciam respectivamente em março, abril e maio. Há descontos de até 30%. Informações pelo telefone (51) 3904-2600 e inscrições pelo www.senairs.org.br/faculdade.