Blog

Desaceleração na indústria se manteve no 3º trimestre, diz EPE

Relatório da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) sobre o consumo de energia no país mostra que a indústria brasileira continuou crescendo num ritmo mais lento no terceiro trimestre de 2011. De acordo com a EPE, ligada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo industrial entre julho e setembro foi de 920 gigawatts-hora (GWh), o que representou crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado – resultado igual ao verificado no segundo trimestre de 2011.

No primeiro trimestre deste ano, o crescimento do consumo de energia elétrica pelo setor industrial foi de 4,4% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

Em julho, a EPE revisou para baixo a previsão de crescimento do consumo de energia no país em 2011, já por conta do desempenho da indústria. A previsão inicial, de consumo de 441 terawatts-hora (TWh) e aumento de 5,4% em relação a 2011, caiu para 430 TWh, 3,6% superior ao ano passado.

De acordo com o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, a desaceleração é percebida principalmente em setores como a siderurgia, que sentem mais os efeitos da crise internacional e do câmbio.

“Tem uma parte da indústria muito voltada para a exportação e que consome muita energia, como a siderurgia, alumínio e a mineração. Tem uma nítida desaceleração nesses setores”, disse Tolmasquim.

Ele aponta que a queda no ritmo de crescimento da indústria nacional poderia ser maior se não fosse o mercado interno, que continua aquecido apesar da crise. Para o presidente da EPE, as ações do governo federal, como a redução da taxa de juros para incentivar o consumo, vão compensar as perdas com a queda das exportações.

O relatório da EPE, porém, diz que essas medidas ainda não surtiram efeito. “Não se percebe ainda, a partir do consumo de energia, que o setor industrial venha respondendo significativamente às medidas governamentais de incentivo à produção e à política de redução dos juros, iniciadas em agosto”, diz o documento, que aponta que, entre agosto e setembro, o aumento no consumo de energia pela indústria foi de apenas 0,5%.

O levantamento da EPE registra que o consumo da classe industrial no terceiro trimestre foi puxado pelo desempenho das regiões norte e centro-oeste, que expandiu, respectivamente, 7% e 18% no período, bem acima do verificado em outras regiões.

No sudeste, responsável por 54% do consumo de energia do país, o aumento registrado entre julho e setembro foi de 0,7% na comparação com o mesmo período de 2010.

fonte: G1