Blog

3ª Geração #647 – Gestão em Debate online!

Sinplast debate gestão em tempos de pandemia 

Segunda parada na indústria é possível, de acordo com economista

Nesta sexta-feira, 27 de março, o Sinplast, por meio do Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), promoveu uma versão online do Gestão em Debate, via Youtube. O bate-papo foi conduzido pelo economista Cristiano Machado, que abordou os obstáculos da COVID-19 nos diversos segmentos da indústria do plástico.

De acordo com o especialista, o apoio jurídico, a exposição nas redes sociais e a criação de um gabinete de crise podem ser opções viáveis para as empresas que ainda não se prepararam para este período. “É necessário reunir pessoas que só pensem ações voltadas a isso. Não há nenhum problema em você dizer que está tentando fazer o correto, liderando seu grupo”, salienta.

Em relação às medidas trabalhistas, Machado aponta que, ao contrário de férias coletivas e demissões em massa, a melhor estratégia seria a construção de acordos. “É uma ótima alternativa para não desligar nenhum funcionário e retomar a atividade assim que ela for liberada”, destaca.

Outro ponto de destaque durante a live foi a possível segunda parada da indústria, estimada para junho. Para o economista, existe o receio de uma nova paralisação. No entanto, ações antecipadas como atenção ao fluxo de caixa e à gestão de pessoas podem ser cruciais. “É preciso se organizar, não só para que haja uma organização conjunta ao Sinplast, mas para a preparação interna de cada empresa”, salienta.

Para acessar o conteúdo completo do bate-papo, basta clicar aqui ou direto em youtube.com/sinplast

Participe da próxima edição nesta sexta-feira (03/04)!

Decreto de calamidade pública no RS

O governador Eduardo Leite anunciou medidas mais duras de combate à pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Em decreto de calamidade pública inédito na história do Rio Grande do Sul, Leite determinou uma série de restrições em todo o território. O documento foi apresentado em coletiva de imprensa realizada via internet, para evitar exposição ao vírus. Clique aqui e leia o Decreto na íntegra. 

Guia SESI de prevenção COVID-19 nas empresas

Com o objetivo de apoiar com material útil para a elaboração dos planos corporativos de contingenciamento à pandemia do Coronavírus no território nacional, o SESI lançou o Guia de prevenção da COVID-19 nas empresas. O material consolida conteúdos oficiais, técnicos e científicos que englobam medidas, orientações, políticas, métodos e recomendações para gestão de riscos associados à pandemia. Clique aqui e acesse o documento completo.

Sinopse D.O.U 

Confira os Atos do Poder Executivo, publicados ontem, 31 de março,
no Diário Oficial da União. Clique aqui

SIT divulga orientações aos trabalhadores em razão do COVID-19

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) divulgou em, 27 de março, o Oficio Circular SEI n° 1088/2020/ME, que orienta a observação de algumas medidas para trabalhadores e empregadores adotarem, de modo a prevenir/diminuir o contágio da COVID-19 e preservar a vida, os empregos e a atividade econômica. A SIT ressalta que as medidas a serem adotadas não significam qualquer supressão ou autorização para o descumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. Clique aqui e leia o Comunicado Técnico. 

Orientações: recolhimento do FGTS

Comunicado Técnico – Relações de Trabalho

A Medida Provisória nº 927, publicada pelo Governo Federal em 22 de março de 2020, suspendeu a exigibilidade do recolhimento das parcelas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS referente às competências de março, abril e maio, eximindo do empregador a responsabilidade de pagamento de encargos e multas, enquanto perdurar o Estado de Calamidade e dá outras providências. Foi publicado no Diário Oficial da União, pela Caixa Econômica Federal, a Circular nº 893, de 24 de março de 2020, com orientações acerca destas alterações, previstas na Medida Provisória. Leia o Comunicado Técnico clicando aqui.

Caixa Econômica Federal
Circular Nº 897

A FIERGS encaminhou ao governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), 10 sugestões para amenizar os impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia de coronavírus. A entidade indica a adoção de medidas emergenciais com o objetivo de atenuar as perdas acumuladas à indústria gaúcha. O presidente da federação, Gilberto Porcello Petry, destaca no documento a necessidade da manutenção das atividades industriais, empregos e renda no Estado. Saiba mais clicando aqui

Na mídia: live promovida
pelo Sinplast é destaque 

  • Os desafios da crise – Jornal do Comércio
     Leia a matéria
     
  • Sinplast debate desafios para a gestão na indústria – Consumidor RS 
    Leia a matéria
     
  • Indústria se une para retomada de trabalho – Plástico Virtual
    Leia a matéria
  • Sinplast debate desafios para a gestão na indústria – Plástico Sul
    Leia a matéria
     

“Persistência e resiliência vêm a partir da chance de resolver problemas difíceis.” 
 

Gever Tulley – Fundador da Brightworks School