Blog

Associados participam de reunião-almoço do Sinplast sobre linhas de crédito do BNDES

Nesta terça-feira, 3 de maio, na Fiergs, o Sinplast reuniu empresas associadas em uma reunião-almoço para apresentação das mais recentes normas e linhas de crédito do BNDES. Na oportunidade, João Paulo Martin Faleiros, economista do BNDES, ministrou a palestra “Apoio do BNDES às Micro, Pequenas e Médias Empresas.”

Segundo ele, em 2015, 97% das operações do Banco foram com micro e pequenas empresas, sendo que 27% do total dos R$ 136 bilhões desembolsados no ano passado foram destinados para esse perfil de organização. Faleiros falou sobre requisitos mínimos, classificação de porte das organizações e condições de financiamento. Além disso, detalhou os quatro principais apoios financeiros indiretos do Banco: Cartão BNDES; BNDES Automático (voltado para projetos de investimento); BNDES Progeren (capital de giro isolado); e BNDES Finame (para aquisição de equipamentos novos, nacionais e credenciados no Banco). O economista trouxe ainda algumas alterações do BNDES para 2016.

Na sequência, a engenheira do BNDES, Monique Perin apresentou o Programa BNDES Proplástico. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a competitividade das empresas para implantação, expansão e modernização de capacidade produtiva; inovação; incorporações, fusões e aquisições de empresas nacionais; internacionalização; e projetos socioambientais. Monique falou sobre o perfil das indústrias apoiadas pelo programa, as principais condições e os requisitos mínimos para solicitar o financiamento. Mais informações pelo site www.bndes.gov.br/apoio/proplastico. É válido destacar que a Fiergs conta com um Posto de Informações do BNDES, que pode ser acessado pelo telefone (51) 3347-8566 ou pelo e-mail postobndes@fiergs.org.br.

Ao final do encontro, o presidente do Sinplast Edilson Deitos destacou a importância do BNDES rever o pleito do setor de correção pela inflação da tabela de classificação das micro, pequenas e médias empresas, o que vem prejudicando o enquadramento das organizações com faturamento acima de 90 milhões. “A tabela não é corrigida desde 2010”, lembrou Deitos. Participaram também do evento representantes do BRDE e BADESUL. As palestras foram gravadas e serão disponibilizadas em breve no canal You Tube do Sinplast.