Blog

Desencadeada Frente Parlamentar Federal para o setor

Por uma sugestão do Sinplast, a Abiplast trabalhou pela articulação de uma frente parlamentar federal em favor da indústria do plástico e conseguiu o apoio do deputado Vanderlei Siraque (PT-SP). Siraque, que instalou, neste mês de maio, a Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil na Câmara dos Deputados, esteve na última segunda-feira (28/05) no Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo. Nesta visita, o Sinplast foi representado pelo vice-presidente financeiro Luiz Felipe Willig e pelo diretor Marco Juarez Reichert.
“Foi uma visita rápida, de apresentação do Polo. Para o Sinplast, foi muito positivo o encontro com o deputado, principalmente porque ele se colocou à disposição para futuros contatos”, avalia Willig. O Sinplast vai preparar uma pauta de sugestões e reivindicações para enviar a Siraque. “A reunião foi muito espontânea, com apresentação da Braskem e da MaxiQuim, dando uma visão geral do plástico. Entretanto não houve tempo para discussões e propostas, que agora serão enviadas”, explica Reichert. Ele acredita que a representatividade política é um passo importante para a indústria. “Outros setores importantes já têm e nós ainda não tínhamos. Agora, teremos”, comenta.
A Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, que será lançada em cerimônia realizada no Senado Federal em data a ser definida, tem como principal objetivo produzir valor agregado ao petróleo do pré-sal. “O Brasil, antes mesmo da exploração do pré-sal, já está vendendo petróleo para outras nações. Depois, o petróleo vendido para outros países retornará ao Brasil sob a forma de produtos. Penso que o Brasil, antes de ser exportador de petróleo, tem de transformar o petróleo em produtos petroquímicos, químicos e plásticos”, afirmou Siraque em discurso durante a instalação na Câmara. Outros assuntos que dizem respeito à Frente são os altos custos do gás e da energia elétrica para a produção, assim como o uso de água potável nos processos. A Frente contará com parlamentares de vários Estados, que estão sendo convidados. Certamente, também do RS.