Blog

Inovação foi tema do 1º Gestão em Debate

No dia 20 de março, ocorreu a primeira edição do Gestão em Debate, atividade realizada pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança – CSIG, na Fiergs. O evento, que teve como palestrante convidado o consultor e coordenador do Comitê de Inovação do PGQP, Eduardo Guaragna, contou com a participação de representantes de empresas associadas ao Sinplast.

Para Roberto Roedel, coordenador do CSIG, a escolha deste tema para a primeira edição do evento se deu pelo apelo e visibilidade do assunto. “A inovação é um dos temas mais discutidos em termos de gestão e, muitas vezes, os empresários têm o conceito errado de que a inovação está presente somente em empresas de tecnologia. É preciso criar um ambiente propício, dentro da empresa, para haver a gestão da inovação”, explicou Roedel.

Em sua palestra, Guaragna abordou o conceito e a evolução da inovação; a qualidade, produtividade; os fundamentos da inovação; o sistema de gestão da inovação e como realizar a mudança dentro da empresa. Dentro destes tópicos, o consultor destacou que, para existir a inovação, é preciso ter uma ideia e, também um ambiente competitivo. Para ele, o cliente é também uma fonte de ideia. “Conhecimento é essencial para a gestão da inovação, e o ambiente da empresa deve proporcionar abertura para melhorias, para oportunidades”, destacou.

Guaragna apresentou também os modelos de inovação e seus fundamentos, destacando que é preciso haver liderança, integração à estratégia, ambiente, pessoas, metodologia, conhecimento e resultados para que haja a gestão da inovação. O consultor também questionou os participantes sobre a importância da inovação na estratégia das indústrias de material plástico.

O palestrante parabenizou o CSIG pela iniciativa de discutir a questão da inovação com seus associados. “A inovação não é algo novo, é tão antiga quanto a qualidade, mas é preciso despertar esse interesse, essa competitividade. É preciso também desmitificar que a inovação é uma ação pessoal, inventiva, com poucas pessoas envolvidas. A inovação deve ser inserida dentro do contexto de negócios, fazer parte da gestão”, finalizou.