Blog

Programa Setorial Indústria Petroquímica, Material Plástico e Produtos de Borracha no Estado: o ano de 2013 e as expectativas para 2014

O Sinplast é um dos integrantes do Programa Setorial Indústria Petroquímica, Material Plástico e Produtos de Borracha no Estado. A iniciativa, que contempla o período de 2012 a 2014, reúne uma série de ações, em diversos setores estratégicos – entre eles o plástico – visando à retomada do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. O presidente do Sinplast Edilson Deitos participa regularmente das reuniões do programa setorial junto à AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. Publicamos, a seguir, uma entrevista com o economista André Carmona, da AGDI, que comenta sobre as ações do programa em 2013 e as expectativas para 2014. Clique aqui e confira o conteúdo completo do programa.
3ª Geração – Qual é a sua avaliação em relação ao desenvolvimento do Programa Setorial Indústria Petroquímica, Material Plástico e Produtos de Borracha em 2013? Qual é a importância da participação dos Sindicatos, entre eles, o Sinplast neste programa?
André Carmona – No que se refere ao ano de 2013, creio que avançamos principalmente na consolidação da governança do Programa Setorial. Temos um Grupo de Trabalho ativo, representativo e razoavelmente adequado aos desafios que se apresentam. Diria, inclusive, que se criou um efetivo canal de comunicação entre a cadeia do plástico e o Governo do Estado. Nestes termos, a participação dos sindicatos patronais, à exemplo do Sinplast, tem sido absolutamente fundamental.
3ª Geração – Quais foram as principais conquistas/avanços neste ano?
André Carmona – No plano das ações desenvolvidas ao longo de 2013, eu ressaltaria duas: (i) após uma longa negociação junto à SEFAZ, conseguimos acesso aos dados de movimentação econômica da cadeia (desde petroquímicos básicos até transformados plásticos e de borracha); estes dados servirão de insumo para uma série de estudos sobre a competitividade de diversos segmentos do setor de plásticos e borracha; (ii) concepção e realização de missão técnica à Feira K, na Alemanha.
3ª Geração – Qual é a expectativa em relação ao programa para o ano de 2014?
André Carmona – Para 2014, a expectativa é avançar na entrega de mais resultados concretos ao setor, especialmente em ações estruturantes. Com o Grupo de Trabalho ativo e atuante, e tendo em mãos os estudos, creio que teremos mais elementos para tanto.