Blog

Presidente fala sobre primeiro ano de gestão

Em seu primeiro ano de gestão como Presidente do Sinplast, Gerson Haas fala ao 3ª Geração sobre projetos e a perspectiva política em 2019, além de salientar as projeções para o próximo ano. Confira:

Entre suas principais expectativas para a gestão estava o fortalecimento do conceito da economia circular, dentro da proposta de valorizar  a imagem do plástico sendo amigo do meio ambiente. Como esse tema evoluiu e quais são as perspectivas para o futuro da gestão neste sentido?

A economia circular foi abordada pelo Sindicato de diversas formas em 2019. Seguimos apoiando muitas iniciativas, como o Tampinha Legal, copinho legal, canudinho legal e outras programações que abordam o tema. Do mesmo modo, o Sinplast esteve presente na defesa de Projetos relacionados ao assunto, como o PL 7535, que propunha incentivos à reciclagem, o PL 083, que tratava da proibição de sacolas plásticas no mercado e o PL 03, que proibia a utilização e o fornecimento de copos plásticos em estabelecimentos. Sempre com o intuito de conscientizar que a proibição não é o caminho, e sim a conscientização sobre o modo de utilizar estes materiais, incentivando a separação e descarte correto, com o objetivo de fomentar a economia circular. Além disso, o Energiplast deste ano também tratou e debateu novamente a economia circular, reunido palestrantes e cases de destaque.

O primeiro ano de gestão também marca 365 dias de novos governos: no estado e no país. Como isso afetou o mercado e a indústria do plástico?

Como falado anteriormente, alguns projetos e propostas, desenvolvidos por parlamentares, ainda abordaram a abolição do plástico como solução em 2019, porém com muita tranquilidade estamos demonstrando à sociedade que o plástico é o material com maior sustentabilidade em relação aos outros que estão no mercado. No entanto, a conscientização sobre a importância do material para a rotina parece estar evoluindo de modo gradativo. Outras proposições também positivamente apresentadas  na realidade da indústria e da economia como um todo, como a Reforma da Previdência, MP do bem,  por exemplo, e outros planos que afetam principalmente o mercado de trabalho. Acreditamos em crescimento sustentável da economia nos próximos anos, com medidas positivas que os governantes vêm tomando.

De que forma este primeiro ano de gestão contribuiu para sua história com o Sindicato?

Antes de ser Presidente, participei de duas gestões como Diretor, a convite do ex-presidente Edilson Deitos. Também atuei como Coordenador do Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários, além de integrar igualmente outros Comitês. Apesar de já ter vivência dentro do Sindicato, ser Presidente está sendo uma experiência enriquecedora, que pretendo seguir avançando com responsabilidade e comprometimento para o bem comum das indústrias do setor. Destaco a importância da ampliação do associativismo junto ao Sindicato, como forma de trabalharmos juntos pelo desenvolvimento do nosso setor.

“Para 2020, seguiremos fortalecendo a
educação ambiental, contribuindo em projetos, iniciativas e representando a indústria em resoluções importantes. Trabalharemos continuamente em defesa do setor, gerando emprego e renda para a sociedade.”