Blog

Encontro sobre atualizações da NR1

Evento híbrido destacou as novas exigências do Programa de Gerenciamento de Riscos, com foco no bem-estar e saúde mental dos trabalhadores


Nesta quinta-feira, 15 de maio, o Sinplast-RS realizou um encontro híbrido para debater os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, com base nas atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR1). O evento teve a participação do advogado e consultor jurídico do Sindicato, Dr. Alfeu Muratt, e da engenheira ambiental e de segurança do trabalho, Diane Sordi, que se apresentou como “cuidadora de vidas”. O tema da palestra foi “Fatores de riscos psicossociais – Atualização NR1 – Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)”, abordando a recente Portaria nº 1419/2024 do Ministério do Trabalho, que atualiza o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A vigência da nova norma está prevista para 26 de maio de 2025. No primeiro ano, a fiscalização terá caráter orientativo e consultivo.

A abertura do encontro foi feita por Muratt, seguida da apresentação de Diane, que trouxe uma abordagem técnica e humanizada sobre a nova exigência legal. A engenheira explicou que o PGR precisa ser dinâmico, vivo, e que deve abranger todos os riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, de acidentes, ergonômicos e, especialmente, os psicossociais. Essa categoria inclui fatores como cargas de trabalho excessivas, exigências contraditórias e falta de clareza nas funções, falta de participação em decisões e autonomia no trabalho, má gestão de mudanças organizacionais, comunicação ineficaz, precariedade laboral, falta de apoio de lideranças e colegas, e assédio psicológico ou sexual.

Diane ainda destacou que identificar e gerir esses riscos exige preparo técnico e sensibilidade para lidar com as relações humanas. “O processo começa com o levantamento de informações do ambiente de trabalho, análise de acidentes, saúde dos colaboradores e atividades críticas. É necessário definir critérios objetivos para avaliação e priorização dos riscos”, pontuou.

Durante a palestra, também apresentou orientações práticas para que as indústrias estejam em conformidade com a nova NR1: capacitar a equipe do SESMT sobre riscos psicossociais, elaborar a Análise Preliminar de Riscos, treinar gestores em comunicação, assédio e liderança empática, utilizar a CIPA para mapeamento de riscos com questionários personalizados, investir em treinamentos de ergonomia e campanhas sobre saúde mental e criar políticas internas para trabalho remoto, jornadas flexíveis e condições adequadas de trabalho

Ao final, foi aberto um espaço para esclarecimento de dúvidas e interação com os participantes.