Encontro em Novo Hamburgo aborda perspectivas da Reforma Trabalhista por meio de questões práticas
Nesta quarta-feira (11), o advogado Alfeu Muratt palestrou sobre “A modernização trabalhista na prática” em encontro do Sinplast no Vale do Sinos, no IBTEC, em Novo Hamburgo. Muratt trouxe aos participantes aspectos práticos sobre perspectivas da Reforma Trabalhista, destacando pontos como negociação e acordos coletivos em relação às entidades sindicais. Ele atenta que as normas da negociação coletiva estão vigentes até dia 1° de julho em Novo Hamburgo, após essa data não são mais válidas.
Além disso, Muratt discorreu sobre o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. “Que serviços os Sindicatos irão prestar? Como irão pagar a conta? É preciso pensar nas entidades”, disse. Outro ponto destacado pelo advogado é a baixa no número de ações trabalhistas a partir da nova legislação, segundo ele, caíram cerca de 80% e isso se deve ao risco que o empregado pode correr a partir da nova lei, já que agora deve-se pagar os honorários. “Insegurança jurídica existe e ela só vai minimizar conforme a lei for aplicada. As dúvidas serão esclarecidas por meio da prática”, analisou, acrescentando que é preciso ter calma nas negociações. Nesse sentido, o secretário executivo do Sinplast, Gilberto Mosmann, atentou para a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que será semelhante ao ano de 2017, reforçando que os empresários tenham paciência.
Visite até amanhã o estande do Sinplast e Instituto Sustenplást na Fiema Brasil
Até amanhã (12), acontece em Bento Gonçalves, a Fiema Brasil – Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente. No evento, o Sinplast, por meio do Comitê de Reciclagem, e o Instituto Sustenplást, com o programa Tampinha Legal, estão presentes em um estande institucional apresentando suas atividades. Entre elas, destaca-se o pré-lançamento da edição 2018 do Energiplast, agendado para 11 de setembro, na Fiergs. Mais informações sobre a Fiema podem ser acessadas no site www.fiema.com.br.
Comunicado da ABIPLAST: Inmetro executará Programa de Análise de Produtos – PAP em sacolas plásticas
A ABIPLAST, como representante dos transformadores e recicladores de materiais plásticos, comunica aos fabricantes de sacos e sacolas que o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia vinculado ao MDIC – Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, procurou nossas entidades a fim de informar que iniciará, em breve, um PROGRAMA DE ANÁLISE DE PRODUTOS – PAP para as sacolas plásticas tipo camiseta e sacos para lixo. Esse programa do Inmetro tem o objetivo de avaliar o atendimento aos critérios estabelecidos nas normas técnicas nacionais pertinentes, relacionados com a qualidade do produto e eventuais riscos à segurança dos usuários. Dessa forma, aconselhamos os fabricantes desses produtos que continuem trabalhando dentro das normas técnicas a fim de evitar problemas e exposição desnecessárias perante esse órgão do MDIC, imprensa e sociedade, uma vez que esse programa do Inmetro é divulgado amplamente na mídia.
Sinplast participa de encontro do Conselho de Consumidores da RGE para detalhar processo de Revisão Tarifária
Sob o impacto dos mais de 19% de aumento na conta de luz propostos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Conselho de Consumidores da RGE realiza hoje (11), às 18h, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, um encontro para detalhar todo o atual processo de Revisão Tarifária. O Sinplast estará presente no evento representando as indústrias filiadas atendidas pela empresa.
O encontro de hoje é preparatório para a audiência pública agendada para 26 de abril e será conduzido pelo engenheiro Jenner Ferreira, que apresentará o contexto do cenário proposto pela Aneel para os consumidores dos 255 municípios atendidos pela RGE. “Vamos oferecer subsídios para cada entidade despertar para as questões que mais lhe atingem e estruturar sua apresentação para a audiência pública do dia 26. É preciso chegar lá muito bem preparado para o debate. E a sociedade precisa se dar conta do tamanho do impacto deste aumento de tarifa na vida de todos”, alerta o presidente do CCRGE, Claiton Gaieski Pires.
Publicada lei que permite a Regularização Tributária de empresas do Simples
O presidente Michel Temer sancionou, na última sexta-feira (6), a lei complementar 162/18, que institui o Programa Especial de Regularização Tributária para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional – PERT-SN. A norma é relativa aos débitos tratados pela lei complementar 123/06, e determina as formas de parcelamento de dívidas consolidadas por micro e pequenas empresas que sejam cadastradas no Simples Nacional. Clique aqui e confira a notícia na íntegra.
FIERGS promove workshop Nanotecnologia em Produtos Industriais
Uma das ações do calendário de 2018 da FIERGS, por meio de seu Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC, tem como foco a aplicação da biotecnologia e da nanotecnologia no desenvolvimento de produtos. Em uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, acontece, no dia 3 de maio, o workshop “Nanotecnologia em Produtos Industriais: alavancagem para geração de negócios”, cujo objetivo é apresentar às empresas locais as possibilidades de aplicação da nanotecnologia na melhoria de produtos e processos, aumentar a cooperação entre empresas, centros de pesquisa e difundir a nanotecnologia nas indústrias. O evento acontecerá das 11h às 15h, no Salão de Convenções da FIERGS. Clique aqui para mais informações e inscrições.