No sábado, 21 de janeiro, o programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência realizou uma ação na Praia Grande, em Torres, visando a sustentabilidade. No turno da manhã, ocorreu oficina de bijuterias com garrafas pet. Segundo Andrea Foresti, da RedeCriar, responsável pela atividade, a iniciativa é pertinente e criativa. “A população tem interesse em participar, pois percebe que o que antes era lixo pode ser reutilizado, gerando um bom resultado”, acrescenta Andrea. Veranistas puderam acompanhar a construção das bijuterias. Alice de Almeida, uma das participantes da oficina, destaca que a atividade é uma maneira de aproveitar as garrafas que iriam fora. “Vou levar a ideia adiante, além de reaproveitar o plástico e contribuir com a natureza o resultado é lindo”, ressalta Alice. A oficina de bijuterias com garrafas pet da Redecriar ganhou certificado da Fundação do Banco do Brasil como uma tecnologia social.
Já no turno da tarde, houve recreação para as crianças com contação de histórias da revista “A Turma dos R’s – É brincando que se aprende”, publicação que busca orientar sobre a importância dos três R’s: reduzir, reutilizar, reciclar. O escritor infantil Matheus Ayres foi o contador no evento e buscou conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem do material plástico. “Alertar os pequenos sobre a conscientização ambiental é fundamental, pois são eles o futuro do nosso planeta”, relata Matheus.
A atividade aconteceu junto a casa da Band RS e movimentou grande número de veranistas de Torres. Integrando a programação do Sustenplást no litoral norte, no dia 4 de fevereiro haverá ação na praia de Capão de Canoa.
O Programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência tem como meta educar e conscientizar crianças e adultos acerca da reutilização, descarte e reciclagem total do plástico. Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo site www.sustenplast.org.br ou pelo Twitter @sustenplast.