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Industriais da Região Sul pedem integração logística entre os três estados

As reunião das Federações de Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs),
Paraná (Fiep) e Santa Catarina (Fiesc) realizaram, nesta sexta-feira
(12), uma reunião com parlamentares da Região Sul em Florianópolis.

Segundo nota da Fiergs, o encontro tem como objetivo envolver os deputados federais e senadores dos três Estados do Sul na
mobilização política em defesa de investimentos na infraestrutura de
transporte.

A Fiergs aponta que o projeto Sul Competitivo, apresentado hoje pelos industriais, vai mapear os gargalos logísticos atuais
enfrentados pela Região Sul, bem como suas possíveis soluções. O
diferencial é a busca por propostas integradas para os três Estados,
também com foco no Mercosul.

O pontapé inicial do projeto foi dado há um
mês, quando equipes de trabalho iniciaram as visitas técnicas para
diagnosticar a situação atual. Serão identificadas as 19 principais
cadeias produtivas a partir dos eixos de transportes que ligam a
produção até o cliente final, tanto no Brasil quanto no exterior.

São
cerca de 70 produtos diferentes da origem até o destino. O estudo é um
projeto conjunto das Federações com o apoio da Confederação Nacional da
Indústria (CNI).

Na ocasião, o presidente da Fiergs, Heitor Müller, destacou o impacto da
deficiência logística nos custos da indústria. “Ao avaliarmos a
situação da infraestrutura a pergunta que fazemos não é quais são os
gargalos, mas quais não são os gargalos”, disse.

O presidente da
Fiesc, Alcantaro Corrêa, destacou que o envolvimento do setor público é
fundamental para que as propostas que surgirão com o estudo se
transformem em realidade com celeridade.

“O trabalho será um
importante subsídio para os governadores e parlamentares, que terão
informações consistes e base técnica para definir os projetos
prioritários, com base na viabilidade econômica de cada um deles. Ou
seja, vamos poder escolher os projetos que efetivamente reduzem custos”,
disse.
 
O consultor em logística da Fiep, Mário Stamm,
complementou: “No Paraná estamos ávidos por soluções efetivas, por
obras”, afirmou.
 
A iniciativa vai contemplar só as obras que
diminuam os custos logísticos da região. Para isso serão selecionados
modais de transporte modernos (trilhos com bitolas de 1,60 metros,
portos com águas profundas), que de fato trazem uma grande redução de
preço do transporte. Com o trabalho em mãos, os três Estados vão buscar
em conjunto recursos para as obras prioritárias e não mais
individualmente.

Para tirar o Sul Competitivo do papel vão ser
contempladas obras que já estão no Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC) e previstas nos orçamentos dos Estados, além da participação do
setor privado.

fonte: Jornal do Comércio