Blog

Fiesp cria 'jurômetro': gasto com Selic equivale a 330 aeroportos

Os gastos do setor público no Brasil com o pagamento de juros já passaram de R$ 216 bilhões em 2011. Esse valor seria suficiente para construir 330 aeroportos, seguindo o modelo do aeroporto de Natal São Gonçalo do Amarante, informou hoje a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A entidade lançou hoje o ‘jurômetro’ que vai medir em tempo real os gastos do governo com juros. ‘A população não sabe se um corte 0,5 ponto percentual na Selic é bom e qual o impacto disso na economia. O objetivo é conscientizar as pessoas’, diz Paulo Skaf, presidente da Fiesp.

A previsão é que o ano feche com despesas de R$ 240 bilhões com juros, mantida a Selic em 11,5% ao ano. O ‘jurômetro’ está disponível em www.jurometro.com.br.

Para Skaf, o ideal é que a Selic no Brasil se aproxime da média, com nominal de 6%. A respeito da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central hoje e amanhã, o presidente da Fiesp considera o cenário favorável para uma nova redução da Selic. ‘Nada impede uma redução acelerada, só traria benefícios para o país reduzir um ponto percentual ou dois pontos percentuais.’

O jurômetro calcula quanto o gasto com juros poderia ser direcionado para educação (construção de escolas), habitação (casas do programa Minha Casa Minha Vida), transportes (infraestrutura rodoviária, ferroviária e aeroportuária) e renda (Bolsa Família). Segundo Skaf, um painel do ‘jurômetro’ será implatado na Avenida Paulista e outro em frente à sede do BC, em Brasília.

fonte: G1