No dia 04/07, o Sinplast reuniu associados, filiados, convidados e imprensa na Fiergs para o evento comemorativo aos 30 anos de fundação. Mais de 200 pessoas participaram da reunião-almoço, que contou com a palestra do economista José Roberto Mendonça de Barros sobre “O quadro atual e as perspectivas econômicas para os negócios”.
Na solenidade de abertura, o presidente do Sinplast Alfredo Schmitt saudou os presentes, ressaltando o perfil atual do Sindicato. “Desde sua fundação, o Sinplast vive um processo de evolução. Ultimamente, tem se valido da ferramenta do planejamento estratégico. Estabeleceu um perfil de interlocuções adequadas com todas as suas interfaces, como sindicatos laborais, fornecedores de matérias-primas e insumos, poder público, parceiros, entidades e sociedade”, comentou.
Na sequencia, o presidente da Fiergs Heitor José Müller parabenizou o Sinplast pela atuação e comentou sobre o momento econômico industrial. Müller homenageou o Sindicato com a entrega da escultura intitulada “Gaúcho Empreendedor”, que segundo ele “representa bem o setor plástico”. O presidente da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) José Ricardo Roriz Coelho destacou o momento difícil que vive a indústria de transformação brasileira. Conforme ele, houve uma queda muito precoce da participação do setor no PIB brasileiro. “Estamos aqui para comemorar, mas é preciso olhar também para a continuidade dos próximos 30 anos”, ressaltou. No evento, o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, representando o governador Tarso Genro, destacou a importância da ferramenta de competitividade e inovação e adiantou a liberação de recursos do Governo que beneficiariam o setor. “Essa política é mais otimista. Existe espaço para o crescimento sustentável. Parabenizo o Sinplast e a todas as empresas do setor”, disse ele.
Durante a solenidade de abertura, os presidentes dos Sindicatos co-irmãos do Sinplast, Orlando Marin, do Simplás, e Emílio Ristow, do Simplavi, realizaram homenagens ao Sindicato com a entrega de placas ao presidente Alfredo Schmitt.
Palestra de José Roberto Mendonça de Barros
O ponto alto das comemorações dos 30 anos do Sinplast foi a palestra “O quadro atual e as perspectivas econômicas para os negócios”, ministrada pelo economista José Roberto Mendonça de Barros. A iniciativa do Sindicato em trazer um economista de renome teve como objetivo comemorar o aniversário com uma ação de interesse às empresas do setor a qual pudesse colaborar com as práticas empresariais.
Com isso, o palestrante, em sua fala, fez uma abordagem do cenário econômico brasileiro, americano, europeu e asiático. Segundo Mendonça de Barros, esse ano será difícil para a economia, mas a expectativa é de que 2013 seja melhor. “O Brasil tem fundamentos bons que apresentam melhorias para o próximo ano”, comentou. Segundo ele, o PIB não deve superar os 4% no País em 2012.
Livro “Sinplast 30 anos: Fatos e Fotos”
Uma série de ações foram programadas para marcar a passagem dos 30 anos de fundação do Sinplast. Durante a reunião-almoço comemorativa, o Sindicato lançou o livro “Sinplast 30 anos: Fatos e Fotos”. A publicação reúne os principais pontos da história da entidade por meio de textos curtos e imagens fotográficas. Também nestes 30 anos, a diretoria do Sinplast optou por fazer uma comemoração diferente. A entidade anunciou, nesta quarta-feira, na Fiergs, a realização de uma ação social em beneficio do Lar Santo
Antônio dos Excepcionais. O valor doado é correspondente a quantia que seria investida em brindes mais sofisticados aos participantes do evento comemorativo aos 30 anos. O Sindicato repassará esse valor para a instituição, que é reconhecida por abrigar crianças, adolescentes e adultos portadores de lesão cerebral grave, de famílias com situação sócio-econômica precária.
Sustenplást na Restinga
Enquanto as comemorações ocorreram na Fiergs, o Programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência, do Sinplast, esteve presente nesta quarta-feira (04/07), no bairro Restinga, na capital, no evento Território da Paz, promovido pelo Governo do Estado.A atividade contou com a parceria da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC), visando informar a comunidade sobre a importância do plástico e do descarte correto do material. De forma inovadora, o Sustenplást distribuiu escovas de dentes com a mensagem “Se essa escova não fosse de plástico, de que seria?””, bem como exemplares da segunda edição da Revista “A Turma dos R’s – É brincando que se aprende””. A publicação aborda o tema da preservação do meio ambiente incluindo também importantes orientações sobre a prevenção ao uso de drogas para crianças – assunto desenvolvido com os parceiros da Polícia Civil. O evento registrou público recorde.
Outras ações
Também em comemoração aos 30 anos, o Sindicato realizou uma enquete para a escolha do novo logotipo da entidade e reformulou o site, que passou a contar com a divulgação das atividades de seus nove Comitês temáticos. Além disso, lançou, por meio do Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), o Projeto Herdar, visando orientar os herdeiros das indústrias da terceira geração do setor plástico gaúcho sobre como lidar com a sucessão e com a gerência de um empreendimento familiar. Os encontros já estão em andamento.
Energiplast
Dando seguimento às atividades especiais aos 30 anos, no dia 26 de setembro, o Sindicato realiza através do Comitê de Reciclagem, a edição de 2012 do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos. Uma programação especial está sendo preparada com o objetivo de discutir alternativas para a situação da destinação dos resíduos sólidos urbanos, que hoje vão para aterros sanitários, a exemplo da reciclagem energética do plástico.