Blog

Criada Câmara Setorial da Indústria de Reciclagem de Material Plástico

Ocorreu, no dia 5 de julho, na Abiplast, em São Paulo, uma reunião com a participação das entidades e empresários do setor visando a criação da Câmara Setorial da Indústria de Reciclagem de Material Plástico. A Câmara tem como objetivo instituir um núcleo de discussões e desenvolvimento de ações dentro da Abiplast em defesa da indústria de reciclagem de materiais plásticos. O Sinplast esteve presente na reunião representado pelo diretor Luiz Henrique Hartmann.

Segundo Hartmann, a criação da câmara tem como foco tratar dos temas ligados ao setor de reciclagem. “Integram programas que visem dar competitividade ao setor, nas áreas de incentivos, redução de impostos, além da busca de programas de financiamentos para investimentos enquadrados nos programas de governo e de qualificação de profissionais da área”, afirma. Ele completa dizendo que sem dúvida é uma iniciativa que procurará dar visibilidade ao setor e mais do que isso, funcionará como um observatório em relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovada no país, recentemente.

A nova Câmara terá como coordenador Ricardo Jamil Hajaj, do Sindiplast, e como vice-coordenador, Alceu Lorenzon, do Sindiplasc. Na ocasião, foi apresentada pelo consultor Gilmar do Amaral a Política Nacional de Resíduos Sólidos, suas influências e reflexos na indústria de reciclagem de material plástico, além das ações que estão sendo tomadas pela Abiplast em relação a implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens de consumo doméstico de produtos não perigosos. Foram apresentadas também as ações que o Sindiplast-SP tem desenvolvido para o setor de reciclagem de material plástico como: Selo SERSA, Manual de Segurança e Saúde no Trabalho e o Guia Ambiental da Indústria de Transformação e Reciclagem de Material Plástico.