Blog

Saiba mais sobre o ISI Engenharia de Polímeros

A gerente de operações do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros Viviane Lovison participou, nesta terça-feira (01/07), da reunião de diretoria do Sinplast para apresentação do ISI (Instituto Senai de Inovação) Engenharia de Polímeros, novo posicionamento que o SENAI-CETEPO passou a ter a partir de sua evolução a Instituto. Com o ISI, a atuação passou a ser mais focada no atendimento das demandas de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), consultorias e serviços tecnológicos de elevada complexidade das diversas empresas industriais, em nível nacional, da cadeia produtiva da indústria de polímeros com foco nas áreas tecnológicas dos Elastômeros, Plásticos, Adesivos, Tintas e Compósitos.

Segundo Viviane, os Institutos de Inovação estão distribuídos em pólos industriais em todo o país, diversificados em áreas estratégicas. No Rio Grande do Sul, já existe o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, atual Centro Tecnológico de Polímeros SENAI (Cetepo), localizado em São Leopoldo. Os Institutos de Inovação contam com a parceria do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) e Fraunhofer.

Serão R$ 27 milhões destinados à ampliação e modernização do antigo Cetepo. O novo prédio terá uma área de 5.200m² e o objetivo é contribuir com o desenvolvimento e a competitividade das empresas dos setores industriais de elastômeros, plásticos, tintas e adesivos. O processo de inovação não se trata de uma pesquisa básica, mas é voltado a uma pesquisa aplicada, junto às empresas, para alavancar o desenvolvimento de novos produtos (inovação) e tecnologias. “O processo vem da empresa, a gente só ajuda a desenvolvê-lo”, destacou.

Clique aqui e acesse o conteúdo da apresentação.