Blog

Associada Plastécnica é vencedora do Edital FAPERGS

A Plastécnica, empresa associada ao Sinplast, está entre as 53 empresas gaúchas, de vários setores, vencedoras do “Edital FAPERGS nº 16/2013 – Programa de Apoio à Inovação de Microempresas e EPP’s no RS”. O projeto, denominado “Polímeros micronizados nano-estruturados para a produção de componentes ecológicos para calçados”, concorreu no setor coureiro/calçadista. “Nosso projeto se enquadrou em todos os pré-requisitos do edital, que exigia promover a competitividade da indústria nacional, através de subvenção a projetos que envolvam significativo risco tecnológico, associado à oportunidade de mercado para o desenvolvimento de processos inovadores”, comenta o diretor da Plastécnica, Júlio Roedel.

Segundo o diretor, a decisão de participar se deu após avaliação dos termos e enquadramento, feitos em conjunto com o parceiro técnico SENAI-CETEPO. “Vimos que o edital contemplava a cadeia de calçados e artefatos, onde já desenvolvíamos, precariamente, um projeto inovativo e pioneiro”, lembra Roedel, destacando que a atuação do SENAI-CETEPO foi decisiva na montagem do projeto, que teve a aprovação de mérito inicial positiva, em toda a sua integralidade e sem qualquer modificação pela banca julgadora. O projeto contemplará o valor equivalente a 1/4 do destinado ao setor.

O projeto da Plastécnica trata do reaproveitamento de resíduos industriais pré-consumo, até então sem aproveitamento, retornando após o serviço em 100% do peso ao cliente de origem, na forma de composto nano-estruturado micronizado, para utilização no mesmo processo, substituindo em torno de 20% da matéria-prima virgem, com preço de serviço estimado em 50% das resinas substituídas. “Desta forma, ao passo em que estaremos contribuindo para a competitividade da indústria de componentes para calçados, tão atingida pela concorrência asiática predatória, estaremos ampliando nosso mix de prestação de serviços e incrementando nosso faturamento”, comemora. Essa é a primeira vez que a Plastécnica participa de um edital desta natureza. A expectativa é de que a assinatura dos termos ocorra no final de agosto, tendo o projeto previsão de 18 meses para execução.