Blog

Emprego industrial cai 0,1% em julho no País

O emprego industrial caiu 0,1% em julho ante junho (quando também ficou em -0,1%), na série histórica livre de influências sazonais, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de média móvel trimestral mostrou variação negativa de 0,1% no trimestre encerrado em julho, também o mesmo resultado do mês anterior.

Na comparação com julho de 2010, o emprego industrial cresceu 0,4% em julho deste ano. A variação acumulada em 2011 é de 1,7%. No acumulado dos 12 meses encerrados em julho, o emprego industrial cresceu 2,7%.

Em julho de 2011, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria ajustado sazonalmente apontou ligeira variação positiva (0,1%) frente ao mês imediatamente anterior, após avançar 0,5% em maio e 0,3% em junho. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral mostrou acréscimo de 0,3% na passagem do trimestre encerrado em junho para julho, após dois meses seguidos de estabilidade (0,0%).

No índice acumulado no ano, o valor da folha de pagamento real avançou 4,9%, com perfil generalizado de crescimento, que atingiu todos (14) os locais investigados. A maior influência sobre o total do país permaneceu vindo de São Paulo (3,5%). Outras contribuições relevantes foram assinaladas por Minas Gerais (11,2%), Paraná (8,8%), região Norte e Centro-Oeste (5,7%), Rio Grande do Sul (4,9%) e região Nordeste (4,4%). Com informações da Agência Estado.

fonte: Jornal do Comércio