Blog

Indústria de produtos plásticos tem expectativa de crescimento de cerca de 4% em 2012

A indústria de produtos plásticos no Rio Grande do Sul deve crescer cerca de 4% em 2012. A expectativa para o ano foi anunciada pelo presidente do Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, Alfredo Schmitt, no dia 22/03, em Porto Alegre. “Diante do recuo registrado em 2011, as perspectivas para esse ano são interessantes”, comenta Schmitt, lembrando que o crescimento da indústria da terceira geração do setor plástico tradicionalmente acompanha os índices do PIB nacional.

No Rio Grande do Sul, uma das principais atuações do Sinplast, além da busca de preços competitivos de matérias-primas, gira em torno da diminuição dos custos industriais e da gestão industrial com o objetivo de assegurar condições de rentabilidade adequadas para as empresas gaúchas. Diante disso, conforme Schmitt, o Sindicato espera que em 2012 ocorra uma evolução no apoio do Estado ao crescimento da indústria, com o Programa Setorial a ser lançado em breve. Além disso, a entidade atua em um modelo de competitividade no qual a indústria plástica do RS busca a competitividade relacionada ao preço das matérias-primas e de outros insumos, como a energia elétrica. As expectativas do Sinplast para 2012 são positivas, ainda, em relação à política de desoneração da folha de pagamento funcional proposta, que poderá incluir o setor plástico.

BALANÇO – Em 2011, os números do setor plástico no RS registraram um recuo, se comparado aos anos anteriores. A indústria gaúcha teve uma queda de 2,6% no consumo de resinas em 2011 na comparação com 2010. Por outro lado, o faturamento registrou um incremento de 4,3%, devido à recuperação dos preços dos produtos petroquímicos, parcialmente repassados ao mercado final. Em 2011, o setor faturou R$ 4.786 milhões e consumiu 511 mil toneladas de resinas. Além disso, no ano passado, o indicador de empregos sofreu desaceleração se comparado a 2010, registrando um crescimento de 1,2% – índice bastante inferior aos 6% registrados no período anterior.

SINPLAST 30 ANOS – O Sinplast comemora em 2012 seus 30 anos de fundação atuando junto a mais de 700 empresas da terceira geração do setor plástico gaúcho, entre associadas e filiadas. A entidade tem como objetivo congregar e fortalecer as indústrias do segmento, que neste ano, contarão com atividades especiais em comemoração à data.

“Nossa expectativa é de que o governo estadual lance a política industrial que os Sindicatos do setor ajudaram a formatar, e que ela contenha mecanismos que realmente possam alavancar a transformação de plásticos no RS, conferindo às nossas indústrias maior competitividade”, destaca Schmitt. Com uma gestão descentralizada, dividida em Comitês e vice-presidências regionais, o Sinplast atua em diferentes frentes com metas pré-estabelecidas e planejamento estratégico definido. A entidade tem como principais metas a busca pela melhoria da competitividade do setor, a defesa incondicional do plástico e das indústrias do setor instaladas no Rio Grande do Sul, a luta pela melhoria das condições de energia elétrica para as empresas e, com destaque, a forte atuação em prol da sustentabilidade e da reciclagem dos artefatos plásticos.

Para tanto, desenvolve ações como o Programa Sustenplást – RS Plástico com Inteligência, o qual busca desmistificar a imagem de vilão do plástico, orientar e conscientizar a comunidade sobre o descarte correto do material, seus benefícios e a sua total reciclabilidade. O Sinplast também vem intensificando o seu empenho na busca de uma maior qualificação para o segmento. Com a criação do Programa Sinplast Energia, a entidade tem o objetivo de esclarecer e prestar consultoria no que diz respeito à problemática da energia elétrica. Conta ainda com o Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), que disponibiliza às indústrias do setor ferramentas de capacitação gerencial, técnica e tecnológica. O Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, realizado pelo Comitê de Reciclagem Energética, também terá programação especial em setembro alusiva aos 30 anos da entidade.